Como Cliff Burton influenciou o Metallica, de acordo com Lars Ulrich e Kirk Hammett
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de julho de 2022
Os três primeiros discos do Metallica são fundamentais na discografia de qualquer fã de música pesada. "Kill 'Em All" (1983), "Ride The Lightning" (1984) e "Master Of Puppets" (1986) mudaram para sempre a história do thrash metal e fizeram o mundo conhecer uma das formações mais icônicas de todos os tempos: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Cliff Burton (baixo).
Infelizmente, o último dos músicos acima citados faleceu em 27 de setembro de 1986, em um acidente com o ônibus da banda. Lars e Kirk falaram sobre o antigo amigo durante entrevista concedida à revista Metal Hammer.
"Cliff veio de uma formação musical diferente. Ele não sabia quem era Diamond Head ou Tygers Of Pan Tang. Ele sentava e ouvia Lynyrd Skynyrd, Eagles, Yes e Simon & Garfunkel. Eu sabia quem eram Simon & Garfunkel, mas nunca os tinha ouvido, ou se tivesse, desliguei o mais rápido que pude. Cliff não fazia parte das composições do ‘Kill 'Em All’ (...). Mas sua influência e contribuição é bastante significativa nas coisas de ‘Ride The Lightning’", afirmou Lars Ulrich.
"Cliff estudou música. Ele estava em um nível musical acima do meu. Havia conceitos que eu não entendia, que ele conhecia e me explicou", disse o guitarrista Kirk Hammett.
Por fim, o baterista dinamarquês pontuou outra diferença entre Cliff e os demais membros do quarteto. "Ele entendia palavras como ‘harmonias’ e ‘arpejos’. Não conseguimos nem soletrar".
E por falar em Cliff Burton, o lendário baixista foi homenageado com uma cerveja que leva seu nome. Leia mais detalhes na matéria abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps