RATM: Tom Morello conta como surgiu o riff de "Killing in the Name"
Por André Garcia
Postado em 19 de julho de 2022
Tom Morello surgiu nos anos 90 ao lado de Zack De La Rocha no Rage Against the Machine. Misturando diversos gêneros como funk, metal, punk e experimentações, ele até hoje divide opiniões: enquanto para alguns não passa de um enganador fazendo barulhinhos, para muitos outros ele é um dos mais originais guitarristas de sua geração.
Segundo Thomas Edison "talento é 1% inspiração e 99% transpiração". Mas na arte a inspiração parece ser muito mais determinante, já que as melhores ideias costumam insistir em surgir quase sem querer e nos momentos mais inusitados. Ótimo exemplo disso é como Tom Morello criou aquele que ficou marcado como um dos mais clássicos riffs de sua carreira.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o guitarrista contou em entrevista para a Classic Rock:
"Eu estava, na verdade, tocando baixo no meio de uma aula de guitarra. Eu estava ensinando a um aluno [a afinação] drop-D quando [o riff] me surgiu. Eu disse para ele 'Peraí, rapidinho!' e anotei. E então nós ensaiamos naquela mesma noite, e aquilo funcionou. Aquilo foi parte da segunda leva de músicas que nós compusemos."
"Nós fizemos aquela música antes mesmo de fazer um show. Então quando começamos a bombardear as pessoas com aqueles riffs e [a parte do] 'fuck you', foi empolgante desde o começo. Quando jogamos a luz na plateia e chega aquele último refrão… Eu acredito que no dicionário a palavra 'pirar' tinha que ter uma imagem das pessoas enlouquecendo com essa música", concluiu ele brincando.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps