Dorsal Atlântica: "O solo de Stalingrado se conecta com Bomber, do Motörhead"
Por Tchelo Emerson
Postado em 06 de julho de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial de vídeos que trazem informações e curiosidades sobre o álbum "2012", da banda Dorsal Atlântica, com a participação especial do próprio Carlos Lopes, fundador, principal compositor, vocalista e guitarrista da banda que foi uma das pioneiras do metal no Brasil. Lembrando que o álbum "2012" acabou de ser relançado numa versão em vinil amarelo 180g pelos selos La Ursa Discos e CKD Discos, sediados em Olinda/PE. A versão comemorativa de 10 anos do seu lançamento original traz 1 pôster, 1 fanzine, 2 cartões postais, 1 patch e 1 adesivo.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
O quarto episódio traz comentários sobre os detalhes da música "Stalingrado" e da sua letra.
Em "2012 - Resenha Completa - Carlos Lopes - Ep. 4", o líder de uma das bandas pioneiras da música pesada brasileira faz comentários sobre a música que relata em sua letra a Batalha de Stalingrado, que foi a maior batalha ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, envolvendo os exércitos russo e alemão e deixando um saldo trágico de aproximadamente 2 milhões de vidas ceifadas.
O entrevistador destaca que se trata de uma música anti-comercial, já que traz uma letra que não obedece os padrões comuns do heavy metal.
Carlos Lopes deixa claro: "Isso é a minha cara! O dono da última gravadora que eu tive disse pra mim: 'Você não vende disco. Você é anti-comercial, mesmo para o ambiente de metal'. Eu falei: 'disso eu tô cansado de saber'. [...] Comercial é tudo aquilo que você preenche o desejo de um público específico. Você vai desenhar quadrinhos para a Marvel. A Marvel vai pedir daquele jeito e vai ter que ser daquele jeito. você não pode mijar fora do penico. Não está aberto para você fazer esse tipo de experiência".
Musicalmente, Carlos Lopes conta que: "o formato da música é um hardcore, só que ele é intercalado em pedaços quase como se fosse um hardcore progressivo. Ele para, muda de andamento, muda de tom. E o que você vê que é mais característico dessa fase da Dorsal, do '2012' até o 'Pandemia': eu sou muito mais interpretativo quando eu vou cantar a música. Eu interpreto igual a um ator. [...] Você vai ver que a música é totalmente fora do padrão" [...] E tem pequenas citações. Por exemplo, quando chega no solo de guitarra, ele é um pouco emulado dos solos do hardcore finlandês e também se conecta ao 'Bomber', do Motörhead, que também é uma citação à Inglaterra quando tava sendo bombardeada pelos nazistas".
Sobre a letra, que retrata a batalha que estava prevista na Operação Barbarossa, em que os nazistas organizaram a invasão da União Soviética tendo três alvos: as cidades de Leningrado, Moscou e Stalingrado, Carlos Lopes esclarece que: "Você já parou pra pensar uma coisa curiosa? Esse disco foi relançado agora em 2022. Tá tendo uma conexão com a invasão da Ucrânia.[...] Eu fiz num contexto visando a Segunda Guerra Mundial, mas é óbvio que tem uma sub-leitura. Como no [álbum] "Antes do Fim" eu usei o nazismo pra falar da ditadura brasileira, esse disco inteiro [o "2012"] já está falando do governo da Dilma Roussef, da conspiração que havia pra derrubá-la desde o dia 1. Não importa se ela fizesse um governo bom, um governo ruim. Ia ser derrubada. Por milhões de motivos. Por misoginia e por ela ter uma preponderância de um poder e a outra que é mais curiosa que eu vou falar pra você: por ela ser uma pessoa inteligente".
Carlos Lopes contou mais alguns outros detalhes e curiosidades sobre música e letra de Stalingrado.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Soundgarden prosseguirá atividades? Baixista Ben Shepherd responde
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025

Max Cavalera revela banda brasileira que o inspirou a criar o Sepultura
Metal nacional: quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras


