O motivo pelo qual David Bowie desconfiava que Bob Dylan o odiava
Por André Garcia
Postado em 28 de agosto de 2022
David Bowie surgiu na segunda metade dos anos 60 tentando se moldar ao meio com um pouco convincente pop psicodélico. Ao ver que aquilo não estava dando certo, ele mudou para o folk, no álbum "Hunky Dory" (1971) representado pela faixa "Song for Bob Dylan": uma homenagem ao trovador americano uma década após ele ter feito o mesmo com seu mentor Woody Guthrie em "Song to Woody".
O Camaleão do Rock tinha Bob Dylan, com suas metamorfoses, como um verdadeiro herói no começo da década de 70. Entretanto, poucos anos depois, quando finalmente tiveram a oportunidade de se encontrar pessoalmente, eles não se deram lá muito bem. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a revista Playboy em 1976, o futuro cineasta Cameron Crowe questionou a David Bowie.
Cameron Crowe: Você não é conhecido por ter relações cordiais com outros artistas. Ainda assim, houve rumores de que você foi para a Europa passar um ano sabático com Bob Dylan. O que você diz sobre isso?
David Bowie: Eu nem sequer saio deste país [Estados Unidos] faz anos. Eu vi Dylan em Nova York a uns sete, oito meses atrás. A gente não tem muito assunto. Não somos lá bons amigos. Na verdade, eu acho que ele me odeia.
Cameron Crowe: Em que circunstâncias vocês se encontraram?
David Bowie: [Em circunstâncias] muito ruins. Eu fui para a casa de alguém depois de um show em um clube. Foi todo mundo encontrar alguém, não lembro quem era, e Dylan estava lá. Eu estava em um momento bem… comunicativo. Eu fiquei falando com ele por horas e horas e horas, e se eu o diverti, assustei ou causei asco, eu não sei. Não sou de esperar pelas respostas. Eu simplesmente fico falando sobre tudo e depois me despeço. Ele nunca me ligou."
Quando perguntado se ficou impressionado com Dylan, Bowie saiu por cima o esnobando: "Na verdade, não. Eu só gostaria de saber o que ele achava de mim. Eu estava bem convencido de que o que eu tinha para dizer era importante, que parece ser a impressão que tenho o tempo todo. Faz bastante tempo que alguém não me impressiona."
Não se sabe se David Bowie afinal descobriu o que Bob Dylan pensa sobre ele. Mas, dada a natureza ambígua e misteriosa do vencedor do Nobel de Literatura, acredito eu que tenha morrido sem saber.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps