Bruce Dickinson comenta suas três músicas preferidas do Deep Purple
Por André Garcia
Postado em 21 de agosto de 2022
Formado em 1968 por Ritchie Blackmore, nos anos 70 o Deep Purple fez sucesso com um rock ao mesmo tempo pesado e sofisticado. Além das influências de blues e música clássica de seu fundador e Jon Lord, havia ainda a sólida cozinha formada por Roger Glover e Ian Paice, além do vocal operesco de Ian Gillan.
Com álbuns como "In Rock" e Machine Head", contendo hits como "Child in Time" e "Smoke on the Water", a banda se tornou uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal. Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, é um exemplo de ícone do metal que venera a banda — chegando a curtir ainda mais que Led Zeppelin.
A Rock and Roll Garage garimpou as entrevistas do frontman do Maiden e chegou às três músicas do Deep Purple já apontadas por ele como suas favoritas.
Speed King
"Eu estava andando pelo corredor no colégio interno, e ouviu uma barulheira vindo da porta. Eu pensei: 'Meu Deus, o que é isso?' Então bati na porta e um garoto mais velho abriu com um grande sorriso no rosto. Eu perguntei 'O que é isso?', e ele disse" 'Ah, é o Deep Purple, para seu conhecimento. 'Speed King'.', e bateu a porta. E foi aquilo. Eu estava viciado."
"Costumávamos fazer pequenos leilões no colégio interno. O pessoal precisava de dinheiro para pagar a conta da cantina, então eles leiloavam as coisas. LPs eram leiloados frequentemente. O segundo LP que comprei foi 'In Rock' do Deep Purple, todo arranhado. Paguei 50 centavos australianos por ele. Eu amei ele, e ouvi até a morte. Eu acho que estraguei o toca-discos dos meus pais com ele."
Bruce Dickinson em entrevista para a ABC em 2018.
Fireball
"É uma daquelas faixas que não são muito tocadas, mas tem umas partes fenomenais. E, claro, por ter sido baterista (ou pelo menos tendo aspirado ser um), eu tinha um grande respeito por bateristas. Ian Paice é simplesmente um dos melhores do mundo, de verdade. Supondo que você preste atenção na bateria, o lance dele é o pé. Está tudo no pé."
Bruce Dickinson em entrevista para a My Planet Rocks em 2020.
When A Blind Man Cries
"Ah… o Metallica pegou a melhor música! Quando fiquei sabendo que eles tinham feito 'When A Blind Man Cries", fiquei tipo: 'Ah, eu ia escolher essa.' Mas projetos como esse [o álbum de tributo "Re-Machined: A Tribute to Machine Head"] são ótimos porque são musicalmente muito puros. Não tem nada planejado além de ir lá, prazer uma performance e gravar a música. É revigorante."
Bruce Dickinson em entrevista para a Metal Hammer em 2016.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps