Solo de "Hotel California", dos Eagles, por pouco não se perdeu para sempre
Por Bruce William
Postado em 16 de agosto de 2022
Conforme publicado pelo Loudersound, uma curiosa história foi relatada em 2014 por Don Felder, guitarrista do The Eagles que divide com Joe Walsh o lendário solo de guitarra de "Hotel California", eleito várias vezes em diversos lugares como um dos melhores solo de guitarra de todos os tempos.
Acontece que Felder havia gravado uma demo da canção um ano antes da banda entrar em estúdio e registrar o álbum, que também ganharia o nome "Hotel California" e sairia naquele mesmo ano de 1976. Chegando no estúdio, ele começou os trabalhos e fez um solo completamente diferente daquele que ele havia apresentado antes.
"Na gravação demo eu troquei de guitarra, toquei um lick e em seguida fiz um duelo comigo mesmo usando uma Strat e uma Les Paul", conta Felder. "Quando fomos para o estúdio gravar o solo, eu e Joe Walsh ajustamos tudo para tocar o final da música. Comecei a tocar um lick e Henley (Don, baterista e vocalista) disse: 'ôpa, pare com tudo, não está certo'. Perguntei 'como assim não está certo? O que você quer dizer com isso?', e ele respondeu: 'não, você precisa tocar exatamente como tocou na demo'".
Mas a coisa não era tão simples assim, pois conforme explica Felder, o estúdio era em Miami e a fita cassete com a demo estava na casa dele em Malibu. "Liguei para minha empregada e pedi para ele pegar meu gravador, encontrar a fita no meu estúdio e tocar pelo telefone para que pudéssemos ouvir. Daí pegamos aquele áudio e passamos para outro gravador cassete no estúdio. Depois levei um tempo para reaprender o que eu havia tocado um ano antes", explicou o guitarrista.
E Joe Walsh, o outro guitarrista com quem Don Felder divide o lendário solo, contou durante participação no Long Distance, como foi feito o solo, que entrou para a história como um dos mais conhecidos de todos os tempos, lançado pelo Eagles em seu álbum de mesmo nome de 1976.
Ele conta que estava trabalhando nas linhas melódicas da canção com Felder até que os vocais e instrumentos básicos tivessem sido registrados, "Daí chegou a nossa vez. Combinamos quem tocaria o que até que no final do grande solo tentaríamos complementar um ao outro e construir a base da última parte". E embora Joe admita que boa parte da música tenha sido planejada, ele revela que: "Os solos não foram planejados, eles foram acontecendo de forma espontânea enquanto um tocava para o outro. Éramos de fato muito bons nisto".
No passado, o compositor da música, Don Henley, disse que "a canção é uma alegoria sobre o hedonismo e autodestruição na indústria da música no sul da Califórnia durante a década de 1970. É basicamente uma canção sobre o lado sombrio do sonho americano e sobre o excesso na América, algo que a gente sabia muito a respeito". E Glenn Frey, um dos guitarristas da banda, também afirmou que Hotel California "explora as vísceras do sucesso, o lado escuro do Paraíso, como estávamos vivendo em Los Angeles na época".
Leia o texto completo no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps