Robert Smith comenta "The Top", o quinto álbum do The Cure
Por André Garcia
Postado em 13 de agosto de 2022
Um dos maiores nomes do pós punk, e um dos maiores expoentes do rock gótico, o The Cure surgiu fazendo um pop ingênuo em seu álbum de estreia, "Three Imaginary Boys" (1979). Nos álbuns seguintes, "Seventeen Seconds" (1980), "Faith" (1981) e "Pornography" (1982), a banda foi ficando cada vez mais sombria, mórbida e depressiva. Um fardo cada vez mais pesado para o vocalista, ao final da turnê desse último disco ele teve um colapso nervoso.
Cure - Mais Novidades
Na mesma época, de 1982 a 84, ele tocava também com o Siouxsie and the Banshees, e ainda formou o Glove com Steve Severin, lançando o álbum "Blue Sunshine". Quando retornou ao estúdio para "The Top" (1984), o guitarrista estava não só sem ideias como também sem uma banda. Afinal de contas, após "Pornography" o The Cure desintegrou, restando apenas o próprio vocalista e o baterista Lol Tolhurst.
Em entrevista para a Rolling Stone, Smith relembrou que foi "praticamente coagido a fazer um álbum do The Cure pela [gravadora] Fiction — que me tinha sob contrato, e podia me fazer parar de tocar com os Banshees."
"'The Top' foi o mais perto que eu já cheguei de gravar um disco solo. Eu não tinha nenhuma ideia coerente do que seria o álbum, e eu acho que isso fica claro. Provavelmente o álbum mais remedado do The Cure. Suponho que os Banshees e o Glove funcionaram contra mim, porque em vez de colocar minhas melhores ideias no The Cure, eu fiquei seco."
"Tem umas duas músicas do Glove, 'Sex Eye Makeup' e 'Blues in Drag', que eu queria no 'The Top'. 'Dressing Up' era, na verdade, para ter sido uma música do Glove, mas eu não mostrei [para Severin] porque pensei: 'Acho que gostei demais dessa aqui [risos]!'"
"Eu toquei todos os instrumentos, exceto bateria. Quando volto a ouvir o álbum, me vem a estranha imagem de mim sentado no meio do estúdio rodeado de bongôs, colheres e essas coisas. Eu só ficava lá sentado fazendo coisas no violão. [O produtor] Dave Allen e eu tocamos, e eu editei umas duas semanas depois. Eu acho que nenhuma das músicas foram realmente tocadas como músicas; elas foram meio que feitas depois."
"Foi meio triste porque [o álbum] recebeu críticas terrivelmente negativas, o que afetou minha confiança naquela forma de trabalhar, e eu parei com aquilo."
As críticas negativas contribuíram para que "The Top" não decolasse nos Estados Unidos, onde não passou da colocação #180 nas paradas da Billboard. Na Inglaterra, por outro lado, ele chegou a #10 nas paradas, e rendeu uma extensa turnê pelo Reino Unido, que culminou em três dias de apresentação no Hammersmith Odeon.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"


A banda que Robert Smith ignorou conselho da esposa e detonou: "É um completo idiota"
O músico que era o oposto de Jimi Hendrix e serviu de referência ao The Cure
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
The Cure: Suas 30 maiores músicas, segundo a Mojo


