O dia em que B. B. King conheceu Jimi Hendrix no começo de carreira
Por André Garcia
Postado em 16 de setembro de 2022
O blues surgiu no sul dos Estados Unidos, como um lamento dos escravos nas plantações de algodão às margens do rio Mississippi. Ao longo da primeira metade do século passado, aquela música foi ganhando forma pelas calejadas mãos de nomes como Robert Johnson, Muddy Waters e B. B. King — alguns dos maiores mestres da guitarra.
Durante os anos 60 o blues chegou ao auge de sua popularidade associado ao rock inglês por nomes como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. Inspirado por eles surgiu Jimi Hendrix que encantou o mundo com sua revolucionária, visceral e psicodélica abordagem do gênero. Por mais que fosse endeusado como o maior guitarrista de todos os tempos, Hendrix manteve sua postura humilde e seu jeito tímido.
Em vídeo disponível no YouTube, B. B. King relembrou como conheceu Jimi Hendrix, então no começo de sua carreira.
"[Ele] era quieto. Quando eu conheci ele, ele não bebia, não fumava, nem nada. Ele chegava no camarim e ficava lá sentado, até que finalmente ele disse 'B. B., eu ouço você faz tempo'. Eu perguntei 'Sério'? Aí ele me disse seu nome. Eu reparei que ele era canhoto, não tocava como nós tocamos. Então eu perguntei 'Por que não inverte as cordas [risos]?' E ele disse 'Ah, é que foi assim que eu aprendi'."
"E foi assim que conheci Jimi. Ele era muito legal. Eu achei ele uma pessoa muito legal. Eu não voltei a ouvir falar sobre ele até que ele foi para a Inglaterra. Foi aí que eu comecei a ouvir 'Jimi Hendrix', 'Jimi'... E eu pensava 'Pode crer, eu conheço ele!' Mas jamais tive a chance de falar com ele novamente."
Jimi Hendrix teve uma carreira tão curta quanto brilhante, tragicamente encerrada por sua morte. Sob circunstâncias jamais esclarecidas, ele foi encontrado morto na Inglaterra em 18 de setembro de 1970, sufocado em seu próprio vômito, aos 27 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps