O dia em que B. B. King conheceu Jimi Hendrix no começo de carreira
Por André Garcia
Postado em 16 de setembro de 2022
O blues surgiu no sul dos Estados Unidos, como um lamento dos escravos nas plantações de algodão às margens do rio Mississippi. Ao longo da primeira metade do século passado, aquela música foi ganhando forma pelas calejadas mãos de nomes como Robert Johnson, Muddy Waters e B. B. King — alguns dos maiores mestres da guitarra.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Durante os anos 60 o blues chegou ao auge de sua popularidade associado ao rock inglês por nomes como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. Inspirado por eles surgiu Jimi Hendrix que encantou o mundo com sua revolucionária, visceral e psicodélica abordagem do gênero. Por mais que fosse endeusado como o maior guitarrista de todos os tempos, Hendrix manteve sua postura humilde e seu jeito tímido.
Em vídeo disponível no YouTube, B. B. King relembrou como conheceu Jimi Hendrix, então no começo de sua carreira.
"[Ele] era quieto. Quando eu conheci ele, ele não bebia, não fumava, nem nada. Ele chegava no camarim e ficava lá sentado, até que finalmente ele disse 'B. B., eu ouço você faz tempo'. Eu perguntei 'Sério'? Aí ele me disse seu nome. Eu reparei que ele era canhoto, não tocava como nós tocamos. Então eu perguntei 'Por que não inverte as cordas [risos]?' E ele disse 'Ah, é que foi assim que eu aprendi'."
"E foi assim que conheci Jimi. Ele era muito legal. Eu achei ele uma pessoa muito legal. Eu não voltei a ouvir falar sobre ele até que ele foi para a Inglaterra. Foi aí que eu comecei a ouvir 'Jimi Hendrix', 'Jimi'... E eu pensava 'Pode crer, eu conheço ele!' Mas jamais tive a chance de falar com ele novamente."
Jimi Hendrix teve uma carreira tão curta quanto brilhante, tragicamente encerrada por sua morte. Sob circunstâncias jamais esclarecidas, ele foi encontrado morto na Inglaterra em 18 de setembro de 1970, sufocado em seu próprio vômito, aos 27 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos


A lendária banda de rock progressivo que quase anunciou Jimi Hendrix como guitarrista
Jimi Hendrix quase entrou numa banda que viraria o Emerson, Lake & Palmer?
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A resposta de Prince quando chamavam ele de "novo Jimi Hendrix"
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"


