O comentário de Jack Bruce sobre o subestimado power trio West, Bruce & Laing
Por André Garcia
Postado em 14 de setembro de 2022
Em meados dos anos 60, Jack Bruce já era um dos mais renomados baixistas da Inglaterra, já tendo tocado no Graham Bond Organisation, John Mayhall e Manfred Mann. Mas foi ao se juntar a Ginger Baker e Eric Clapton na formação do Cream que ele chegou ao estrelato. Além de baixo, ele tocava na banda também gaita, cantava e era um dos principais compositores.
Com a separação do Cream, Jack Bruce saiu em carreira solo, fazendo ocasionais parcerias musicais. Em 1972, ele se juntou ao guitarrista e vocalista Leslie West e o baterista Corky Laing, ambos do The Mountain, para formar um novo super grupo, o West, Bruce & Laing. O trio não fez muito sucesso, e durou até 1974, lançando apenas os álbuns "Why Dontcha" (1972) e "Whatever Turns You On" (1973), além do ao vivo "Live 'n' Kickin'" (1974).
Embora tenha sido uma grande banda, o West, Bruce & Laing caiu no esquecimento, e hoje parece ser lembrada apenas pelos fãs mais hardcore do hardão setentista. Entretanto, em entrevista para a Classic Rock, Jack Bruce a relembrou:
"Leslie West fazia um belo som com sua guitarra. É a primeira coisa que me vem à mente. A primeira vez que encontrei ele e Corky Laing foi com o Mountain. O que eu posso dizer sobre o West, Bruce & Laing? Foi uma banda, uma experiência, que se afundou na heroína, infelizmente. A década de 60 foi muito ingênua, agradável e romântica; os anos 70 foram mais pesados, mais sérios, e certamente tinha um uso mais pesado de drogas rolando."
"Eu sempre me perguntei como Leslie conseguia ser gordo usando heroína. Ele tinha um estoque secreto de comida, enquanto o restante de nós tinha um estoque de drogas. Quando você ia fazer uma refeição com ele, ele nunca comia nada. Dessa forma, as pessoas pensavam que seu peso era um problema glandular. Depois, mais tarde da noite, ele tinha um roadie de comida, a quem ele dava ordens: 'Ai, me descola um cheesburguer!'"
"Eles estão sempre tentando entrar em contato comigo, querendo tocar comigo. Então eu mandei meu empresário responder o e-mail com alguma coisa bem rude, tipo: 'Diga a eles que eu não quero mais tocar aquelas m*rdas de músicas!' E eles continuam insistindo. Como faz esses caras desistirem?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
Bono relembra a época mais empolgante do rock: "É por isso que eu quis estar em uma banda!"
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
A gigante do rock que irritou Chris Cornell e virou alvo constante de Kurt Cobain




