Andreas Kisser diz que eutanásia precisa entrar na pauta de discussões da sociedade
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de setembro de 2022
O guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, participou do programa "Panelaço", do João Gordo, e comentou sobre a morte de sua esposa Patrícia Kisser e sobre como as questões relacionadas com a eutanásia precisam entrar na pauta de discussões da sociedade.
O diagnóstico e as dificuldades
"Essa coisa começou em janeiro de 2021, com o diagnóstico de câncer da Patrícia. Nós sabíamos que era agressivo e agradeci pela pandemia, para poder ficar em casa ao lado dela durante todo o tratamento. Agora, em 2022, ficou mais difícil, porque as turnês voltaram. Foi um período difícil para todo mundo. Na turnê europeia, a situação dela piorou e fiquei os últimos momentos com ela, passando pelo processo. Ela estava consciente até o último momento, mas o corpo já não funcionava mais. Foi muito pesado".
Eutanásia e a necessidade do diálogo
"Ela sempre foi uma pessoa muito forte e que agregava muita gente. Corintianos e palmeirenses! [risos]. Ela me inspirou muito na vida, mas com a morte também. Foi uma inspiração ver a coragem dela. Ela não se agarrou a nenhuma superstição. No caso da Patrícia, seria uma situação clássica para eutanásia. É uma bandeira que comecei a pesquisar. Ela estava consciente, sabendo o que queria. O corpo estava numa situação irreversível, a família estava na mesma página".
Conversar sobre a morte
"Ela sempre falou sobre a morte. Isso é um ponto crucial para a sociedade como um todo, não só brasileira. Aqui no Brasil, tudo é mais difícil, muito conservadorismo. Mas é preciso falar sobre a morte. Ela falava que queria o travesseiro e cobertor no caixão! [risos]. Ela sempre zoava com essas coisas. Não teve discussão na família, tudo estava tranquilo nesse aspecto. Falta se falar sobre a morte durante a vida, sem preconceito de falar palavras como ‘caixão, ‘viúvo’. Como quero ser cremado? Onde vai jogar as cinzas? É preciso começar a falar sobre isso. Tem pessoas falando sobre isso, mas é muito underground ainda".
As discussões ao redor do mundo
"Na Argentina, tem discussões sobre isso. Muitos vão para a Suíça ou Bélgica para fazer a eutanásia lá. No Brasil, o médico é considerado homicida. Isso é um absurdo, porque a decisão não é dele. O médico é uma ferramenta, quem decide é o paciente e a família. No meu ponto de vista, estão lidando de forma errônea e preconceituosa. Não tem que ter medo da morte, é algo inevitável. Por que não falar dela? É difícil se preparar para o momento, mas é possível, se lidarmos sobre isso durante a vida de forma mais leve".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Registro ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento em Blu-ray 4K Ultra HD
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião


A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
Governador Romeu Zema oficializa o "Dia do Heavy Metal de Minas Gerais"
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A resposta de Andreas Kisser a jornalista que questionou seu rótulo de "arroz de festa"
O nojento episódio nos EUA que marcou a relação de João Gordo com o Sepultura


