Por que rock não aparece nas listas de "melhores álbuns" do Brasil, segundo Ettore
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2022
O Brasil é um país com diversos gêneros musicais, mas as listas de "melhores álbuns brasileiros" que diversas publicações compilam normalmente se restringem ao samba, MPB e Tropicália – sem incluir nenhum disco de rock.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o youtuber Júlio Ettore, especialista em rock nacional, foi questionado sobre o motivo pelo qual o rock não costuma ser lembrado nessas listas.
"Se voltarmos para os anos 1970, tinha o pessoal da música mais careta, que seria o rock da Jovem Guarda. Eles eram taxados de americanos e imperialistas. Aí, tinha a MPB e o Tropicalismo como música brasileira nativa e genuína. Quando chega o rock nos anos 1980, bebendo do rock inglês e do pós-punk, ele é atacado pelos dois lados.
O Lobão fala isso. A direita via o roqueiro como maconheiro e vagabundo. A esquerda via o roqueiro como americanizado. Sempre foi um estranho no ninho na música brasileira e não conquistou o respeito. Como a MPB prevaleceu, talvez tenha esse pé atrás. O rock é visto como um corpo estranho, que veio de fora.
Os próprios artistas do rock poderiam ter feito mais esforço para ter mesclado mais e conversado com a MPB no sentido musical. Não houve uma aproximação para que o rock pudesse ser visto como uma manifestação genuína brasileira, que produziu coisas boas. Parece que o rock perdeu a batalha e não conseguiu ser aceito no clubinho", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps