Por que rock não aparece nas listas de "melhores álbuns" do Brasil, segundo Ettore
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2022
O Brasil é um país com diversos gêneros musicais, mas as listas de "melhores álbuns brasileiros" que diversas publicações compilam normalmente se restringem ao samba, MPB e Tropicália – sem incluir nenhum disco de rock.

Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o youtuber Júlio Ettore, especialista em rock nacional, foi questionado sobre o motivo pelo qual o rock não costuma ser lembrado nessas listas.
"Se voltarmos para os anos 1970, tinha o pessoal da música mais careta, que seria o rock da Jovem Guarda. Eles eram taxados de americanos e imperialistas. Aí, tinha a MPB e o Tropicalismo como música brasileira nativa e genuína. Quando chega o rock nos anos 1980, bebendo do rock inglês e do pós-punk, ele é atacado pelos dois lados.
O Lobão fala isso. A direita via o roqueiro como maconheiro e vagabundo. A esquerda via o roqueiro como americanizado. Sempre foi um estranho no ninho na música brasileira e não conquistou o respeito. Como a MPB prevaleceu, talvez tenha esse pé atrás. O rock é visto como um corpo estranho, que veio de fora.
Os próprios artistas do rock poderiam ter feito mais esforço para ter mesclado mais e conversado com a MPB no sentido musical. Não houve uma aproximação para que o rock pudesse ser visto como uma manifestação genuína brasileira, que produziu coisas boas. Parece que o rock perdeu a batalha e não conseguiu ser aceito no clubinho", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Joe Satriani e Steve Vai anunciam "The Sea of Emotion", primeiro álbum do SatchVai
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"

Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin


