Por que rock não aparece nas listas de "melhores álbuns" do Brasil, segundo Ettore
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2022
O Brasil é um país com diversos gêneros musicais, mas as listas de "melhores álbuns brasileiros" que diversas publicações compilam normalmente se restringem ao samba, MPB e Tropicália – sem incluir nenhum disco de rock.

Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o youtuber Júlio Ettore, especialista em rock nacional, foi questionado sobre o motivo pelo qual o rock não costuma ser lembrado nessas listas.
"Se voltarmos para os anos 1970, tinha o pessoal da música mais careta, que seria o rock da Jovem Guarda. Eles eram taxados de americanos e imperialistas. Aí, tinha a MPB e o Tropicalismo como música brasileira nativa e genuína. Quando chega o rock nos anos 1980, bebendo do rock inglês e do pós-punk, ele é atacado pelos dois lados.
O Lobão fala isso. A direita via o roqueiro como maconheiro e vagabundo. A esquerda via o roqueiro como americanizado. Sempre foi um estranho no ninho na música brasileira e não conquistou o respeito. Como a MPB prevaleceu, talvez tenha esse pé atrás. O rock é visto como um corpo estranho, que veio de fora.
Os próprios artistas do rock poderiam ter feito mais esforço para ter mesclado mais e conversado com a MPB no sentido musical. Não houve uma aproximação para que o rock pudesse ser visto como uma manifestação genuína brasileira, que produziu coisas boas. Parece que o rock perdeu a batalha e não conseguiu ser aceito no clubinho", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra

A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo
Mônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
O verso de "Igreja" que fazia Arnaldo Antunes deixar palco dos Titãs por desconforto
Humberto Gessinger diz que Marcelo Nova era "velho" e "chupava as músicas de todo mundo"
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"


