As diferenças entre as 3 principais correntes do hard rock, segundo Alex Meister
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de outubro de 2022
Quem analisa a história do hard rock desde os anos 1980 percebe que três grandes regiões foram fundamentais para o estabelecimento do estilo: EUA, Escandinávia e países mais ao Sul da Europa, como Alemanha e Inglaterra.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o guitarrista carioca Alex Meister, grande nome do hard rock no estado, explicou sua visão sobre essas três grandes praças em que o gênero é mais forte.
"Se você voltar nos anos 1980, tem uma diferença clara. Existem essas três vertentes claras: EUA, Europa – tipo Alemanha e Inglaterra, e Escandinávia. A americana é a mais festiva das três, obviamente. Leva para algo mais sleaze e rasgado. Bem típico do hair metal. Na Europa, se você pegar a Inglaterra e a Alemanha, o som é mais pesado.
Isso no metal é assim também, acho. Bandas alemãs são mais pesadas. Tem a ver com a história de cada lugar. O contexto sociopolítico faz diferença. Agora, na Escandinávia, era o som mais próximo do AOR. É um hard rock, só que com mais teclado. Não era festivo como o americano, mas era clean e light. Gosto de todas as formas. É mais limpo porque a vida na Escandinávia é mais tranquila. O pessoal não vai cantar os problemas americanos por lá. Isso influencia", explicou.
Em seguida, Alex Meister explica que com o surgimento da nova onda a partir dos anos 2000 essa diferença entre as correntes passou a não valer mais.
"Quando chega a nova onda na segunda metade dos anos 2000, isso passa a não valer mais. Tudo ficou misturado em uma coisa só. Cada banda era um caso. O H.E.A.T era uma releitura do Europe. O Reckless Love era muito americano. O Crashdïet é uma mistura do Mötley Crüe com Def Leppard. É engraçado isso! É sleaze como o Mötley, mas com os refrãos fortes e produção mais limpa. Ou seja, essa nova onda desconfigurou tudo. Não tinha mais banda americana. Eles só ouviam bandas americanas velhas. Os europeus ouviam coisas novas", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"


Alex Meister: "Brasil ouvia Barão Vermelho e pulava para Sepultura, sem ouvir hard rock"


