Como um amigo cego inspirou o hit "Sound Of Silence", de Simon & Garfunkel
Por André Garcia
Postado em 02 de outubro de 2022
Nos anos 60 a música folk fez um sucesso enorme nos Estados Unidos, com nomes como Bob Dylan, Joan Baez, Joni Mitchell e Simon e Garfunkel. Paul Simon e Arthur Garfunkel se conheceram na escola em 1953 em Nova Iorque, e logo começaram a compor e aprender a harmonizar suas vozes.

Após tocarem de 1956 a 1964 com o nome Tom & Jerry, eles finalmente mudaram para Simon & Garfunkel. Dessa forma, entre 1965 e 1970, eles emplacaram hits como "Sound of Silence", "Mrs. Robinson" e "Bridge Over Troubled Water", que chegaram ao topo das paradas mundo afora.
O que nem todos sabem é que "Sound Of Silence" foi inspirada pelo colega de quarto e melhor amigo de Garfunkel, Sanford "Sandy" Greenberg, que perdeu a visão. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em sua autobiografia, ele contou que com aquela música seu velho amigo o ajudou a recuperar o desejo de viver após a cegueira.
"Ele me levantou da cova. Um jovem vestindo um sweater e calças de camurça, com cabelo loiro e um corte militar veio até mim e disse 'Olá, eu sou Arthur Garfunkel.' Toda noite Arthur e eu cantávamos — ele tocava violão e eu era o DJ. O ar estava sempre preenchido com música. Ainda [éramos] adolescentes, mas fizemos um pacto de um sempre estar lá para o outro em tempos de dificuldade. Se um tivesse em apuros, o outro teria que ajudar."
"[Meses depois,] eu estava em um jogo de baseball quando, de repente, meus olhos ficaram turvos, e minha visão ficou ruim. Pouco depois daquilo, tudo ficou escuro."
Embora os médicos tenham dito se tratar de conjuntivite e garantido que passaria, eventualmente Sandy descobriu que estava cego em definitivo — um glaucoma havia destruído seus nervos óticos. Sua família, imigrantes judeus, não tinha condições de ajudar, então ele foi obrigado a abandonar a faculdade e seu sonho de se formar advogado, caindo assim em depressão.
"Eu não queria encontrar ninguém, eu simplesmente me recusava a falar com qualquer pessoa. Até que, inesperadamente, Arthur pegou um avião dizendo que tinha que falar comigo. Ele disse 'Você vai voltar, né?' e eu respondi: 'Não. Está fora de cogitação. Ele foi bem insistente, e finalmente disse: 'Olha, você não está entendendo. Eu preciso de você lá. Foi o pacto que fizemos — um ajudar ao outro em tempos difíceis. Eu vou te ajudar."
Com uma letra inspirada pela história de Sandy, a música foi lançada em março de 1964 no álbum de estreia do duo, "Wednesday Morning, 3 A.M." — um fracasso comercial que levou à separação de Paul e Arthur.
Apenas em 1965 a música começou a ser tocada pelas rádios. Oportunista, o produtor Tom Wilson salvou a dupla ao providenciar uma nova versão com o acréscimo de uma guitarra elétrica. Com uma sonoridade nova e mais característica da época, "Sound of Silence" seguiu se tornando cada vez mais popular até que no ano seguinte finalmente chegou ao topo das paradas da Billboard.
Nos últimos anos, a música se tornou mais popular que nunca ao virar meme no YouTube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Iron Savior anuncia "Awesome Anthems of the Galaxy", álbum de covers de hits dos anos 1980
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim

Paul Simon considerava a militância política de John Lennon hipócrita e perigosa


