John Frusciante: "Jimi Hendrix soava como três guitarristas ao mesmo tempo"
Por André Garcia
Postado em 30 de novembro de 2022
John Frusciante se tornou mundialmente conhecido na virada dos anos 80 para a década seguinte como guitarrista do Red Hot Chili Peppers. Versátil, possui uma extensa lista de influências, e jamais escondeu que no topo dela está Jimi Hendrix.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Em vídeo disponível no YouTube, Frusciante comentou como o intrigava quando jovem o fato de que Hendrix sozinho soava para ele como três guitarristas tocando ao mesmo tempo:
"Jimi Hendrix, foi onde eu aprendi. Quando eu era moleque ouvi 'Little Wing' e pensei 'Isso está naquela categoria impossível de tocar'. Eu senti como se ele estivesse fazendo o impossível. Aquele jeito de tocar me levou um tempo [para entender], porque possui tantas camadas..."
"Você tem o acorde sendo tocado, tem uma parte meio que principal por cima, além disso, ainda tem, por cima da parte principal, umas cordas extras sendo abafadas, cordas agudas. Aquilo acaba soando, para os ouvidos de quem não toca guitarra (ou iniciantes) como três guitarristas tocando ao mesmo tempo."
"Por isso que 'Little Wing' me deixava confuso. Eu pensava 'Como pode isso ser apenas uma guitarra se soa como três?'"
Red Hot Chili Peppers
Considerado a personificação do rock californiano, o Red Hot Chili Peppers foi formado em 1983 por Anthony Kiedis e Flea. Desde o princípio, a banda sempre teve em seu DNA a mistura de ritmos, especialmente punk rock, funk e rap.
Com a entrada de Chad Smith na bateria e John Frusciante na guitarra, no começo da década seguinte eles chegaram ao estrelato com "Blood Sugar Sex Magik" (1991), alavancado por estrondosos hits como "Give It Away" e "Under the Bridge".
Por mais que a década de 90 tenha começado bem, ela reservava para a banda um inferno astral. Após a saída de seu guitarrista em 1992, lançou "One Hot Minute" (1995) — com Dave Navarro na guitarra — muito mal recebido, derrubou a popularidade do quarteto. Quando parecia que tudo estava perdido, com o retorno de Frusciante e o lançamento de "Californication" (1999), a banda fez mais sucesso do que nunca. Essa nova fase rendeu ainda "By The Way" (2002) e "Stadium Arcadium" (2006).
Com a nova saída de John Frusciante em 2009, assumiu a guitarra Josh Klinghoffer. Embora tenha se esforçado na gravação de "I'm With You" (2011) e "The Gateway" (2016), jamais caiu na graça dos fãs. Com o novo retorno de Frusciante em 2019, a banda lançou "Unlimited Love" e "Return of the Dream Canteen" (ambos em 2022).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps