Regis Tadeu e Paulo Baron: As imensas diferenças entre o Wacken, o Hellfest e o Sweden Rock
Por Bruce William
Postado em 21 de novembro de 2022
Perguntaram para Regis Tadeu e Paulo Baron, durante a Live/Debate "Festivais ou Pesadelos?" se na opinião deles o Hellfest e o Sweden Rock já superaram o Wacken em estrutura e em cast de bandas.
Situando o leitor que talvez não esteja tão a par sobre esses grandes festivais, todos realizados anualmente: o mais famoso e antigo deles, o Wacken Open Air (W:O:A), é realizado ao ar livre no verão europeu em Wacken, no norte da Alemanha, enquanto o Hellfest acontece em Clisson na França, que fica a cerca de 400 kms de Paris e é vendido como um "festival de música extrema". Já o Sweden Rock existe desde 1992, também no mês de junho mas na Suécia, e embora também seja mais voltado para vertentes pesadas do rock e metal, eventualmente abriga shows de bandas de classic rock e até de southern rock como o Molly Hatchet.
Regis se absteve alegando que nunca esteve em nenhum deles, e passa a bola para o Paulo que emite sua opinião: "São três tipos de experiências diferentes. O Sweden nunca busca superar as bandas, o Hellfest apresentou 'o melhor cast da história' por ter juntado todas as bandas que juntou no ano passado (2021), já o Sweden não se preocupa tanto com isso, eles querem sempre ter bons headliners, mas buscam mais pela qualidade do evento".
"Pra mim o meu festival favorito de todos é o Sweden Rock Fest", prossegue Baron, "Você vai ao banheiro e volta pro mesmo lugar, você vai a um bar, pega uma bebida e volta pro mesmo lugar e ninguém está te encostando, você encontra tudo em alta qualidade. O Wacken tem outro tipo de negócio, é realmente 'true heavy metal', você vai e acampa, não importa se tem lama, se está chovendo, é uma experiência diferente, o 'true heavy metal'".
Regis então faz uma intervenção: "O 'true heavy metal' que você está falando é aquele clássico bebedor de cerveja quente em copo de plástico que não se importa de não tomar banho", e Baron concorda: "Frio, chuva, não importa, é uma experiência!". A palavra volta pra Regis: "O cara quer beber e assistir banda de heavy metal", e Baron emenda: "Isso mesmo, é uma festa, uma festa, onde conhece pessoas de outros países, outras cidades, num lugar onde não se tem leis, então é isso, outra experiência".
Dito tudo isso, Baron então conclui a resposta: "O Hellfest está na França, eles tem uma mistura, eles sim se preocupam por ter as melhores bandas, então se você vai buscar em termos de cast, eu acho que o Hellfest superou todos os outros festivais em termos de cast. Agora, você quer o meu conselho daqui de um senhor que já está ficando de idade? Vai no Sweden Rock Fest que você encontra boas bandas, vai curtir um bom festival e ainda vai voltar limpinho pra casa e dormir tranquilo".
Regis não poderia deixar de fazer seu comentário ácido, de alguém que assume não ter mais o mínimo pique para ir a eventos desse porte, nem se acontecessem na mesma cidade onde mora: "Eu assisto o Hellfest do melhor lugar do mundo: o sofá da minha casa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps