Como Hollywood mudou significado do demônio "Pazuzu" em "O Exorcista", segundo Therion
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2022
O filme "O Exorcista" apresenta a figura Pazuzu, que na película é um demônio que possui a personagem principal. Esse nome também batiza o novo single do Therion, mas nesse caso a nomenclatura nada tem a ver com a representada no clássico do diretor William Friedkin.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o compositor e guitarrista Christofer Johnsson refletiu sobre o novo hit "Pazuzu" e o filme "O Exorcista".
"Eu vi o filme quando tinha 13 anos e achei muito assustador na época. Mais tarde, assisti novamente com meu filho, alguns anos atrás. Mas a música NÃO é inspirada no filme de forma alguma. Os filmes de terror de Hollywood costumam usar nomes de antigos deuses, demônios e outras entidades esotéricas. Mas nesses casos geralmente há uma história totalmente diferente por trás disso. No filme, Pazuzu é retratado como um demônio aos olhos da tradição cristã, opondo-se à Jesus Cristo. Mas Pazuzu é um demônio do vento adorado na antiga Mesopotâmia, que é uma tradição pré-cristã. Não há menções sobre Pazuzu em nenhum documento cristão ou qualquer um dos grimórios clássicos (como por exemplo Baal, outra entidade anteriormente adorada na região, mencionada na Bíblia e em antigos manuscritos ocultistas). Na realidade, Pazuzu era considerado mal, mas também era usado para proteger contra outros males. Ele foi especialmente invocado para proteger mulheres grávidas e crianças de Lamashtu que atacavam bebês em gestação e recém-nascidos", concluiu.
Leia a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps