John Mayer: "Eu ouvia Poison e Mötley Crüe até começar a ouvir Stevie Ray Vaughan"
Por André Garcia
Postado em 14 de novembro de 2022
John Mayer é um guitarrista de blues americano nascido em 1977, e que desde jovem conquistou reconhecimento no meio musical. Em sua lista de prêmios estão sete Grammys (de 19 indicações), enquanto sua lista de contribuições musicais inclui alguns dos mais lendários nomes do gênero, como B.B. King, Buddy Guy e Eric Clapton.
John Mayer - Mais Novidades
Em vídeo disponível no YouTube, ele comentou sua enorme admiração pelo saudoso guitar hero texano Steve Ray Vaughan.
"Não tem muitos caras que você ouve as [primeiras] demos, os [primeiros] bootlegs, e fica, tipo 'Uau! Esse cara dominou [a música] antes mesmo de sair de casa!' A fórmula era: metade força bruta, metade finesse. Ele faz um bend o mais rápido e forte que pode, mas acerta a nota como um avião de papel pousando na rua."
"Eu ouvia Poison e Mötley Crüe até começar a ouvir Stevie Ray Vaughan. Aquilo representou uma grande mudança em termos de pôsteres no meu quarto, sabe? Pouquíssimos guitarristas chegam à primeira prateleira — e Stevie Conseguiu! O que atesta a trinca formada por sua voz, seu estilo e suas músicas."
"Para tocar como Stevie Ray Vaughan... Tem gente — inclusive eu — que, em determinado momento, em determinada parte do show, no calor do momento, consegue tocar com aquela intensidade, mas por apenas cerca de 20 segundos, aí seu braço todo dá câimbras. E você está lascado!"
"A música de Stevie Ray Vaughan é como todas as grandes músicas, tanto que ele é comparado a Miles Davis — eu pelo menos o comparo a Miles Davis e Jimi Hendrix — eles são referências! Não é algo cultural, é algo natural. Para mim a música dele é isso. Eu vou fazer 50 anos e ainda estarei descobrindo coisas novas nelas [ouvindo] no carro."
Confira abaixo John Mayer tocando "Texas Flood", clássico imortalizado por Steve Ray Vaughan, no Rock and Roll Hall of Fame em 2015:
Stevie Ray Vaughan
Após o blues atingir seu auge de popularidade durante os anos 60, na década de 80 foi considerado fora de moda. Até mesmo Eric Clapton havia o abandonado para explorar outras sonoridades. Dessa forma, coube a Steve Ray Vaughan contribuir para manter o gênero vivo e o introduzir a toda uma nova geração.
Nascido em 1954 em Dallas, Texas, onde também foi criado, aos sete anos, começou a tocar guitarra inspirado pelo irmão mais velho Jimmie. Em 1972, ele abandonou a escola para começar a tocar pelos bares locais, e em 1978 formou a banda Double Trouble. Na década de 80, ficou famoso após se apresentar no Montreux Jazz Festival em 1982, no ano seguinte gravando o solo do mega hit "Let's Dance", de David Bowie.
O guitarrista morreu em um acidente de helicóptero no dia 27 de agosto de 1990, tendo lançado apenas cinco álbuns de estúdio. Conhecido por usar truques popularizados por Hendrix, como tocar com os dentes e com a guitarra nas costas, ele chegou a o regravar com "Voodoo Child (Slight Return)" e "Little Wing/Third Stone from the Sun".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Dave Mustaine lamenta não ter se despedido de ex-integrantes do Megadeth
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas


Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
John Mayer: "Um bom compositor é uma paciente pessoa faminta"
John Mayer: "Eu ouvia Poison e Mötley Crüe até começar a ouvir Stevie Ray Vaughan"


