A primeira guitarra de Eddie Van Halen descrita por ele mesmo
Por André Garcia
Postado em 15 de dezembro de 2022
O primeiro amor a gente nunca esquece, dizem os românticos. Músicos geralmente jamais esquecem de seu primeiro instrumento, e com Eddie Van Halen não era diferente. Em 1978, ele se consagrou o mais novo herói da guitarra com o autointitulado álbum de estreia da banda que leva seu sobre nome.
Van Halen - Mais Novidades
Naquele ano, em entrevista para a Classic Rock, o guitar hero foi perguntado sobre sua primeira guitarra.
Classic Rock: Você se lembra da primeira guitarra que você já teve?
EVH: Ah, claro [risos]! [Foi uma] Sears Teisco Del Rey, com três captadores. Eu achava que quanto mais captadores tivesse, melhor era a guitarra. Quanto mais potenciômetros tivesse, e tal. Hoje em dia, tenho apenas uma cópia caseira de uma Strat, com um captador só, e um controle de volume. Bem simples.
Classic Rock: Pode descrever ela melhor?
EVH: Parece uma Strat, mas tem um lugar em San DImas, California, chamado Charvel Guitars, onde eles fazem elas customizadas. A minha não foi feita customizada, era um braço de sucata e um corpo mexido que eu tinha largado pela casa. Eu quis experimentar construir minha própria guitarra, para que eu pudesse ter o som que eu queria.
Escolhi uma Strato com alavanca porque adoro o efeito. Então comprei uma por 50 dólares, um braço por 90 e juntei. Botei um [captador] humbucking velho, um controle de volume e pintei do jeito que eu queria, para chamar atenção. É minha guitarra principal, no momento.
Classic Rock: É aquela guitarra preta e branca com listras?
EVH: Isso. É aquela da capa do disco. Só um captador e um volume. Sem controles de timbre ou frescuras."
Van Halen
Uma das maiores bandas de rock americanas de todos os tempos, o Van Halen foi formado pelos irmãos Eddie e Alex, respectivamente guitarrista e baterista. Completavam a formação original o baixista Michael Anthony e o carismático, performático e acrobático frontman Dave Lee Roth.
Seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em 1978, foi revolucionário. Além de conquistar público e crítica, vendeu milhões de cópias. Além do vocal possante de Roth e sua capacidade de interpretação, tinha a revolucionária guitarra de Eddie. Abusando de técnicas até então pouco difundidas no rock, ele surpreendeu com sua sonoridade única e sem precedentes.
Com os lançamentos seguintes, se consolidou na primeira prateleira do rock e lotou estádios por onde passava. Seu auge foi "1984"(1984), embalado pelo estrondoso hit "Jump". Quando parecia que nada poderia os parar, seus fãs foram pegos de surpresa com a saída do vocalista em 1985.
Seu substituto foi Sammy Hagar, que teve grande impacto em sua sonoridade, mais madura e melódica do que a festiva e bombástica fase Dave Lee Roth. Nem todos os fãs curtiram essa nova proposta, mas ela introduziu a banda a um novo público e a manteve entre as maiores do mundo.
Em 1996, tensões internas levaram à turbulenta saída de Sammy. Com Gary Cherone em seu lugar, a banda flopou pela primeira vez com "Van Halen III" (1998) — renegado pelos fãs e detonado pela crítica.
Dali em diante, a banda passou por longos períodos de inatividade. Em 2004, fez uma catastrófica reunião com Sammy Hagar, que rendeu apenas uma turnê, sem produzir um novo trabalho.
Com a volta de Dave Lee Roth e a entrada de Wolfgang (filho de Eddie) no baixo, fechou sua discografia com "Another Kind of Truth" (2012). Os fãs permaneceram esperançosos por um retorno até a morte de Eddie Van Halen, em 2020.
https://www.loudersound.com/features/eddie-van-halen-the-1978-intervie
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer


Guitarrista do Jesus and Mary Chain detona Eddie Van Halen: "Arruinou a guitarra rock"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
O que os Kinks acharam da versão do Van Halen para "You Really Got Me"
Steve Lukather dá mais detalhes de material inédito de Eddie Van Halen
Ritchie Blackmore aponta os três melhores guitarristas de todos os tempos
Porque Eddie não queria que o Van Halen se envolvesse com o heavy metal
O popstar que semeou discórdia no Van Halen graças à genialidade de Eddie
TVs destruídas, formigas aspiradas, hotéis em chamas: as extravagâncias absurdas dos rockstars
A música considerada por Sammy Hagar como sendo a "Stairway to Heaven" do Van Halen
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Eddie Van Halen e sua técnica de tapping


