Tony Iommi diz que Ronnie James Dio deu um sopro de vida ao Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de dezembro de 2022
A banda inglesa Black Sabbath foi fundada no final dos anos 1960 e em seus primeiros dez anos de história, gravou álbuns que mudaram para sempre a história do heavy metal. Um dos principais destaques desses discos é a voz de Ozzy Osbourne, frontman que ao lado do guitarrista Tony Iommi, do baixista Geezer Butler e do baterista Bill Ward, formou o maior time da história da música pesada.
Black Sabbath - Mais Novidades
Apesar dos excelentes trabalhos lançados entre 1970 e 1978, o casamento entre Sabbath e Ozzy acabou em 1979, por conta dos problemas do vocalista com álcool e outras substâncias ilícitas. Para o lugar do Madman, Tony Iommi recrutou o lendário e saudoso Ronnie James Dio, que até então, era conhecido por sua passagem pela banda Rainbow.
Iommi falou sobre Dio durante entrevista concedida à revista Kerrang. O jornalista Nick Ruskell perguntou para o guitarrista se a troca de vocalista ajudou Iommi a se entusiasmar novamente com o Sabbath.
"Absolutamente. Isso nos deu um novo sopro de vida. E também nos deu um desafio. Porque, obviamente, o Sabbath já existia há algum tempo, sabíamos que poderíamos fazer alguns shows. Mas foi legal, porque tínhamos que provar algo. Você está tentando trazer um cantor diferente para a banda, o que é muito difícil, ele tem que ser aceito, e tem que provar a si mesmo. E nós tínhamos que provar a nós mesmos que estava funcionando e que gostávamos. Eu acreditava no que tínhamos, realmente acreditava. Realmente gostei do que tínhamos com Ronnie naquele momento", afirmou o maior criador de riffs de todos os tempos.
Ronnie James Dio foi vocalista do Sabbath em duas oportunidades, nas décadas de 1980 e 1990. Enquanto foi frontman do grupo, gravou os álbuns "Heaven And Hell", "Mob Rules" e "Dehumanizer". O cantor e compositor estadunidense faleceu em maio de 2010, aos 67 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Slayer quase foi à falência nos anos 2000 por causa de processo ligado a assassinato
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Alissa White-Gluz admite ter sacrificado demais pela música e hoje pensa diferente
Edu Falaschi lança "Intuição", single em português com participação de Rafael Bittencourt


Bill Ward diz que nunca tocou "Paranoid" do mesmo jeito ao vivo por duas vezes
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O clássico do Soundgarden onde Chris Cornell quis misturar Black Sabbath e música caipira
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
André Barcinski comenta semelhança entre "Sabbath Bloody Sabbath" e música de Vanusa
MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy Metal
A única música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne se recusou a cantar; "Nem quis saber"


