Por que Bono é odiado por muitos mas sobrevive a tanto hate? Regis Tadeu analisa
Por Bruce William
Postado em 01 de dezembro de 2022
Regis Tadeu refletiu sobre a vida e obra do vocalista do U2 em um vídeo intitulado "Bono Vox - Amado e Odiado". Segue a transcrição editada de alguns trechos:
"Existem nas entrevistas dele, vários momentos de autorreflexão e de uma maneira muito profunda. Obviamente sempre acompanhado de um senso de humor sarcástico tipicamente irlandês. Mas pra mim além disso está muito claro que em cada música do U2, independente do assunto tratado, há sempre uma estrofe em que o Bono fala a respeito disso, ele faz essa autorreflexão".
"Eu também não tenho a menor dúvida que o Bono é um cara devoto da fé que ele tem, que é um cara devoto da família, o que explica de uma certa forma o longuíssimo casamento que ele tem com a namorada, e ele de certa forma é devoto dos amigos, e isso também explica porque o U2 está vivo até hoje, sem nunca trocado de integrante. E todos eles são amigos desde a época de escola, e isso é um negócio raríssimo no show business. Porque o show business é um universo completamente egocêntrico, megalomaníaco, monetarista e narcisista. Então a existência do U2 neste formato é um verdadeiro milagre. E muito disso se deve ao Bono".
"E talvez tenham sido esses alicerces que eu citei agora os responsáveis pelo fato do Bono se sustentar emocionalmente em meio a ondas mundiais de ódio em relação a ele, ondas de desprezo mundiais, por conta desse hipotético messianismo que ele tem ou que as pessoas alegam que ele tem, é um tipo de postura que irritou e ainda irrita muita gente, praticamente metade do planeta, que não acredita nessa coisa da bondade do Bono, que é sempre acusado de ser um cínico, que esconde totalmente sua megalomania por trás desses atos humanitários. Muito provavelmente o Bono é odiado por quem deseja apenas saber pouco a respeito das coisas, a respeito do mundo que está aí ao nosso redor. Ele é provavelmente odiado por gente que valoriza a informação rápida, rasteira, sem profundidade, totalmente superficial. Ele provavelmente é odiado com uma arrogância odiosa por gente que detesta qualquer tipo de pensamento contemporâneo mais profundo. Essa é minha opinião. É por isso que o Bono também é odiado".
Regis diz ainda que pode ser um pensamento ingênuo de sua parte, mas ele acha que o Bono não dá a menor bola para os prêmios que recebe mundialmente. "Ele encara esses prêmios como uma oportunidade de passar algum tipo de mensagem pras pessoas de coisas em que o próprio Bono acredita. Ele realmente acredita. E ele tenta passar essa crença que ele tem pra dona de casa, pros fãs que estão nas suas casas, pra Presidentes, pra Chefes de Estado, pro Papa ou pra qualquer pessoa que esteja ouvindo o que ele está dizendo".
Confira no player abaixo o vídeo completo onde Regis Tadeu tece longas reflexões sobre a carreira e obra de Bono.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps