Quando os Titãs deixaram a empáfia roqueira de lado para entrar no sistema e conquistá-lo
Por Bruce William
Postado em 31 de janeiro de 2023
Neste corte da participação de Charles Gavin no podcast Corredor 5, apresentado por Clemente Magalhães, o baterista relata a ocasião em 1984, ainda bem no começo da carreira dos Titãs, que eles foram convidados para ir ao programa do Chacrinha, exibido pela TV Globo, e agarraram com unhas e dentes aquela oportunidade.
Charles começa explicando que chegar ao Chacrinha era sinal de que você estava consagrado. E os Titãs foram lá, se apresentaram, em um show que "causou furor na época" por conta da roupa, da coreografia. "Porque os Titãs se prepararam para isso", conta Charles. "Diferentemente das outras bandas de rock, por exemplo: o Ira!, a Legião, (eles) tinham uma coisa meio purista em relação à coisa de ser banda de rock".
O baterista então fala como se representasse uma daquelas bandas: "Não, banda de rock é uma instituição que joga duro, não dá braço a torcer. Se quiser me comprar, vai ter que me comprar como eu sou! Quer me receber? Ok. Mas desse jeito aqui, não vou fazer nada para mudar a minha imagem", e imediatamente em seguida volta à entonação normal e explica: "Os Titãs não tinham essa questão. (Era) O contrário: 'como é que eu vou usar a televisão a meu favor?' Eles inverteram. Então peraí: 'eu vou no Chacrinha, que tem música de tudo quanto é jeito, o que eu vou fazer pra me destacar dentro desse programa? Eu vou usar a meu favor, e não assim entrar numa queda de braço com a mídia, com o formato".
No vídeo completo, que pode ser visto na íntegra abaixo, Charles termina contando que os Titãs montaram uma verdadeira estratégia para aquela ida à TV: "Os Titãs tinham figurino, preparo, coreografia, os Titãs ensaiaram uma performance, tinham uma performance montada para 'Sonífera Ilha', por isso deu tão certo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido


O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
O hit dos Titãs que só foi batizado após banda confirmar informação com dentista
O álbum pesado dos Titãs que Nando Reis considera "horrível"; "Eu não ouço esse disco"


