Brian May comenta frustração do Queen com a sonoridade de seu álbum de estreia
Por André Garcia
Postado em 24 de janeiro de 2023
O Queen se consagrou uma das maiores bandas já produzidas pela Inglaterra, lotando estádios ao redor do mundo. O marco inicial dessa jornada foi seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em julho de 1973.
Brian May - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista para a Total Guitar, Dr. Sir Brian May confessou que a banda ficou frustrada com a sonoridade de seu primeiro disco.
"Fomos jogados no estúdio, e em um sistema que se considerava uma forma de arte. o Trident Studios surgia com proeminência mundial, e [seu pessoal] pensou que tiraria de letra. Mas [o som do Queen] no Trident ficou muito morto, foi o oposto do que buscávamos. A bateria de Roger ficava em um pequeno cubículo, e todos os tambores tinham fita adesiva — estavam todos mortos e baixos."
"Me lembro de dizer a Roy Thomas Baker 'Esse não é o som que queremos, Roy!' E ele disse 'Não se preocupem, podemos consertar tudo na mixagem' — o que obviamente não é a melhor opção, né? Acho que todos nós sabíamos: isso não vai rolar! Isso também foi uma luta, porque o pessoal estava descobrindo [a gravação] multicanais, e sentia que tudo deveria ser multitrack."
"Aí você toca um solo e a primeira coisa que dizem é 'Vai querer duplicar a faixa?' E talvez você até queira, mas talvez não - porque às vezes você quer preservar a personalidade, a pegada e o sentimento no momento em que gravou aquela faixa.
"Então [tinha] uma quantidade imensa de overdubs [gravações adicionais] naquele primeiro disco, que eu agora diria que foram desnecessários, e talvez tenham deixado a coisa mais engessada do que poderia ter sido. Dito isso, considero aquelas músicas muito representativas de onde estávamos naquele momento. Estávamos evoluindo… Dá para ouvir no primeiro disco que estávamos encontrando nosso estilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Aerosmith presta tributo a seu descobridor, Clive Davis, falecido aos 94 anos
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"


O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A música "fabulosa" do Queen que Brian May nunca se cansa de tocar
A única música do Queen gravada na frente das câmeras, mas Brian May se arrependeu


