Brian May comenta frustração do Queen com a sonoridade de seu álbum de estreia
Por André Garcia
Postado em 24 de janeiro de 2023
O Queen se consagrou uma das maiores bandas já produzidas pela Inglaterra, lotando estádios ao redor do mundo. O marco inicial dessa jornada foi seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em julho de 1973.
Brian May - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista para a Total Guitar, Dr. Sir Brian May confessou que a banda ficou frustrada com a sonoridade de seu primeiro disco.
"Fomos jogados no estúdio, e em um sistema que se considerava uma forma de arte. o Trident Studios surgia com proeminência mundial, e [seu pessoal] pensou que tiraria de letra. Mas [o som do Queen] no Trident ficou muito morto, foi o oposto do que buscávamos. A bateria de Roger ficava em um pequeno cubículo, e todos os tambores tinham fita adesiva — estavam todos mortos e baixos."
"Me lembro de dizer a Roy Thomas Baker 'Esse não é o som que queremos, Roy!' E ele disse 'Não se preocupem, podemos consertar tudo na mixagem' — o que obviamente não é a melhor opção, né? Acho que todos nós sabíamos: isso não vai rolar! Isso também foi uma luta, porque o pessoal estava descobrindo [a gravação] multicanais, e sentia que tudo deveria ser multitrack."
"Aí você toca um solo e a primeira coisa que dizem é 'Vai querer duplicar a faixa?' E talvez você até queira, mas talvez não - porque às vezes você quer preservar a personalidade, a pegada e o sentimento no momento em que gravou aquela faixa.
"Então [tinha] uma quantidade imensa de overdubs [gravações adicionais] naquele primeiro disco, que eu agora diria que foram desnecessários, e talvez tenham deixado a coisa mais engessada do que poderia ter sido. Dito isso, considero aquelas músicas muito representativas de onde estávamos naquele momento. Estávamos evoluindo… Dá para ouvir no primeiro disco que estávamos encontrando nosso estilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção


A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A ideia do Queen que Brian May não repetiria hoje; na época, parecia "inocente e divertido"
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix


