Brian May comenta frustração do Queen com a sonoridade de seu álbum de estreia
Por André Garcia
Postado em 24 de janeiro de 2023
O Queen se consagrou uma das maiores bandas já produzidas pela Inglaterra, lotando estádios ao redor do mundo. O marco inicial dessa jornada foi seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em julho de 1973.
Brian May - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista para a Total Guitar, Dr. Sir Brian May confessou que a banda ficou frustrada com a sonoridade de seu primeiro disco.
"Fomos jogados no estúdio, e em um sistema que se considerava uma forma de arte. o Trident Studios surgia com proeminência mundial, e [seu pessoal] pensou que tiraria de letra. Mas [o som do Queen] no Trident ficou muito morto, foi o oposto do que buscávamos. A bateria de Roger ficava em um pequeno cubículo, e todos os tambores tinham fita adesiva — estavam todos mortos e baixos."
"Me lembro de dizer a Roy Thomas Baker 'Esse não é o som que queremos, Roy!' E ele disse 'Não se preocupem, podemos consertar tudo na mixagem' — o que obviamente não é a melhor opção, né? Acho que todos nós sabíamos: isso não vai rolar! Isso também foi uma luta, porque o pessoal estava descobrindo [a gravação] multicanais, e sentia que tudo deveria ser multitrack."
"Aí você toca um solo e a primeira coisa que dizem é 'Vai querer duplicar a faixa?' E talvez você até queira, mas talvez não - porque às vezes você quer preservar a personalidade, a pegada e o sentimento no momento em que gravou aquela faixa.
"Então [tinha] uma quantidade imensa de overdubs [gravações adicionais] naquele primeiro disco, que eu agora diria que foram desnecessários, e talvez tenham deixado a coisa mais engessada do que poderia ter sido. Dito isso, considero aquelas músicas muito representativas de onde estávamos naquele momento. Estávamos evoluindo… Dá para ouvir no primeiro disco que estávamos encontrando nosso estilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
Matanza Ritual anuncia festival na Audio, em São Paulo, no dia 1º de maio de 2027
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Sharon Osbourne revela qual música de Ozzy gostaria de ouvir no próprio funeral
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC

A música do Queen que Brian May quase proibiu de ser usada em propaganda; "Eu gosto de dinheiro"
Brian May (Queen) conta como se tornou vegano há seis anos
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Queen: A genialidade de Brian May
As músicas que Brian May mais gostaria que Freddie Mercury tivesse cantado ao vivo


