Brian May comenta frustração do Queen com a sonoridade de seu álbum de estreia
Por André Garcia
Postado em 24 de janeiro de 2023
O Queen se consagrou uma das maiores bandas já produzidas pela Inglaterra, lotando estádios ao redor do mundo. O marco inicial dessa jornada foi seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em julho de 1973.
Brian May - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista para a Total Guitar, Dr. Sir Brian May confessou que a banda ficou frustrada com a sonoridade de seu primeiro disco.
"Fomos jogados no estúdio, e em um sistema que se considerava uma forma de arte. o Trident Studios surgia com proeminência mundial, e [seu pessoal] pensou que tiraria de letra. Mas [o som do Queen] no Trident ficou muito morto, foi o oposto do que buscávamos. A bateria de Roger ficava em um pequeno cubículo, e todos os tambores tinham fita adesiva — estavam todos mortos e baixos."
"Me lembro de dizer a Roy Thomas Baker 'Esse não é o som que queremos, Roy!' E ele disse 'Não se preocupem, podemos consertar tudo na mixagem' — o que obviamente não é a melhor opção, né? Acho que todos nós sabíamos: isso não vai rolar! Isso também foi uma luta, porque o pessoal estava descobrindo [a gravação] multicanais, e sentia que tudo deveria ser multitrack."
"Aí você toca um solo e a primeira coisa que dizem é 'Vai querer duplicar a faixa?' E talvez você até queira, mas talvez não - porque às vezes você quer preservar a personalidade, a pegada e o sentimento no momento em que gravou aquela faixa.
"Então [tinha] uma quantidade imensa de overdubs [gravações adicionais] naquele primeiro disco, que eu agora diria que foram desnecessários, e talvez tenham deixado a coisa mais engessada do que poderia ter sido. Dito isso, considero aquelas músicas muito representativas de onde estávamos naquele momento. Estávamos evoluindo… Dá para ouvir no primeiro disco que estávamos encontrando nosso estilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças

A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
A "proposta indecente" que Brian May recebeu no início da carreira do Queen


