Beatles: Em 1965, Paul McCartney gravou um álbum experimental de Natal
Por André Garcia
Postado em 02 de janeiro de 2023
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 1965 Paul McCartney gravou uma espécie de álbum de Natal para John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. As três únicas cópias produzidas, no entanto, se desgastaram e não existem mais.
Beatles - Mais Novidades
Richie Unterberger no livro The Unreleased Beatles: Music and Film escreveu: "Inesquecível. Por anos, foi relatado que Paul McCartney gravou um álbum em casa por volta do Natal de 1965, apenas para os outros Beatles. Supostamente, incluía canto, atuação e esquetes, mas apenas três cópias foram impressas, para John, George e Ringo."
"Se um dia ver a luz do dia, deverá ser a mais antiga amostra dos Beatles usando equipamento de gravação caseira para propósitos especificamente experimentais e vanguardistas — algo que John e Paul faziam na segunda metade dos anos 60 (embora John tenha se aventurado mais nessa área que Paul)."
Por décadas, o tal álbum foi um entre tantos rumores que cercam os Beatles. Foi só em 1995 que, em entrevista para Mark Lewisohn, que Paul McCartney finalmente confirmou sua existência:
"Sim, é real. Eu tinha dois gravadores Brenell em casa, com os quais fiz umas gravações experimentais e loops de fita, como os de 'Tomorrow Never Knows'. E teve uma vez que lancei uma coisa maluca, fora da casinha, só para os outros Beatles. Algo divertido que eles pudessem ouvir de noite. Foi só para os parceiros, basicamente."
"Começava com Nat King Cole cantando 'Unforgettable', aí eu chegava por cima, como locutor: 'Sim, inesquecível, é isso que você é! E hoje em Unforgettable…' Era como um programa de variedades: cheio de entrevistas estranhas, música experimental, loops de fitas, algumas faixas que eu sabia que os outros não tinham ouvido ainda — apenas uma compilação de coisas estranhas."
"Eu levei a fita para o estúdio de Dick James, e eles me prensaram três discos de acetato. Infelizmente, a qualidade desses discos era tão baixa que só dava para tocar por umas semanas, depois eles se desgastavam. Provavelmente aquilo está em uma fita em algum lugar."
Foi apenas recentemente, já nos tempos de YouTube, que essa gravação se tornou pública pela primeira vez. Confira abaixo.
Pelo visto, essa gravação de Natal plantou na cabeça de Paul McCartney a semente do "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" — que também foi experimental, com loops, efeitos sonoros e tinha o formato de um show de variedades.
Beatles
Pioneiro, John Lennon formou o The Quarrymen em 1956 — ano do lançamento do álbum de estreia de Elvis Presley, considerado o marco zero do rock. Paul McCartney se juntou a ele em 58, George Harrison em 59. Após trocar de nome várias vezes, em 1960 a banda adotou o definitivo: The Beatles.
Em ascensão então sem precedentes, eles conquistaram Liverpool em 62, a Inglaterra em 63 e os Estados Unidos e o mundo em 64, o ano da beatlemania. Após serem apresentados à maconha por ninguém menos que Bob Dylan, em meados da década o quarteto deu uma guinada em sua carreira, se afastando das canções pop e buscando fazer algo mais maduro.
Ao abandonar os shows ao vivo em 1966 — que, cada vez mais caóticos, chegaram a colocar a vida de seus membros em risco —, os Beatles puderam se dedicar integralmente às gravações. Com álbuns como "Revolver" (1966) e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), eles atingiram seu auge criativo abusando de instrumentos exóticos, experimentações sonoras e inovadoras técnicas de gravação. Não é por acaso que o "Sgt. Pepper's…" está entre os álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Com o "White Album" (1968), por outro lado, eles já davam sinais de crescerem em direções diferentes, perdendo a unidade e coesão. A partir dali, cada vez mais a banda ficou pequena para os quatro. Insatisfeitos, para poderem fazer o que realmente queriam, tiveram que seguir caminhos separados, o que aconteceu após a gravação de "Abbey Road" (1969). O "Let it Be" (1970) já foi lançado como um trabalho póstumo.
Apesar de ter encerrado sua trajetória há mais de meio século, os Beatles seguem conquistando a novas gerações, e até hoje permanecem entre os nomes mais populares da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
Filha de Mike Portnoy detalha sua participação em "Six Degrees of Inner Turbulence"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


O álbum dos Beatles que não agradou George Martin nem Paul McCartney
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O artista que The Edge colocou ao lado dos Beatles; "mudou o rumo da música"
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
Beatles: o que significa a referência aos Stones na capa do Sgt. Pepper's?
Jerry Lee Lewis: o dia em que ele quase matou John Lennon


