Por que Jairo Guedz deu força para Andreas Kisser o substituir no Sepultura?
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2023
O guitarrista Jairo Guedz deixou o Sepultura durante as composições do disco "Schizophrenia" e no seu lugar entrou Andreas Kisser. Em entrevista ao Ibagenscast, Jairo explicou os dois motivos que o levaram a tomar a decisão de sair e também comentou porque deu força para Kisser o substituir.
"Eu saí no meio das composições do ‘Schizophrenia’. Você não para a banda para compor um álbum e sim vai fazendo isso ao longo do tempo. Esse disco começou a ser escrito logo depois do ‘Morbid Visions’. Não tinha nome ainda. Só ideias mesmo. Fomos escrevendo durante a turnê. Quando acabaram os shows, tivemos mais tempo e resolvi sair da banda. Tenho vários motivos, mas todos muito pessoais e familiares. Nenhum motivo foi por conta da banda ou algum membro. Sempre nos respeitamos muito e éramos amigos. Duas questões me fizeram definir essa saída. A primeira foi a questão do trabalho. Eu precisava trabalhar, por ser mais velho. Eu já era quase casado e tive filhos logo depois. Todas essas questões dessa fase quase casando me fizeram falar: ‘Preciso trabalhar e ganhar grana’.
Não podia ficar só tocando. Eu poderia ficar trabalhando em paralelo, mas junto a isso eu estava com outras ideias musicais. Queria fazer outros estilos. Sempre fui ligado no rock e blues. Esse estilo mais primitivo do rock. Percebi que ali já estávamos percebendo que estávamos crescendo muito rápido, inclusive no exterior. Falávamos por carta com várias pessoas lá fora. Fomos percebendo que gravadoras estavam de olho. O Max foi para os EUA e teve encontros. Eu tinha esse outro esquema de trabalho e família, e agora que a banda daria essa guinada, ou era uma coisa ou outra.
Não ia conseguir levar as duas coisas. Sabia que eu seria um empecilho na banda. Já sabíamos que a Roadrunner ia entrar na jogada. Foi uma choradeira. Foi foda, mas mantivemos a amizade e tudo. Quando um guitarrista novo entrou, dei força para o Andreas Kisser me substituir. Eu convivia com ele. Ele já era diferenciado nos dois sentidos. Tanto tecnicamente, quanto músico, tanto quanto pessoa. Naquela época, a preocupação era ter pessoas com a mesma energia. Com energia boa e caráter. Que não tenham problemas. Ele cumpriu esse papel muito bem e continua até hoje.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
Vocalista reflete sobre onda de haters contra o Greta Van Fleet
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars

Lobão detesta metaleiro, mas põe Sepultura acima de todas as bandas de rock
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O álbum de metal brasileiro que a Loudwire diz que você precisa ter em vinil
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Iggor Cavalera jogou cinzas da mãe na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
O álbum "extremamente subestimado" do Pink Floyd que é o preferido de Max Cavalera


