Quando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones
Por Bruce William
Postado em 04 de fevereiro de 2023
Um dos poucos vídeos oficiais mostrando a formação clássica do Lynyrd Skynyrd é o "Freebird... The Movie", que mostra a apresentação realizada pela banda norte-americana no dia 21 de agosto de 1976 no Knebworth Park, na Inglaterra, no que seria a terceira edição do Knebworth Festival.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Além do Lynyrd, o evento contou com 10cc, Hot Tuna, Don Harrison Band (com membros do Creedence Clearwater Revival), Todd Rundgren e The Rolling Stones, a grande e aguardadíssima atração da noite, que não decepcionou e fez um show histórico com mais de duas horas de duração perante uma plateia estimada em 200 mil pessoas, inclusive este é, até hoje, o show mais longo realizado pela banda. E existe inclusive uma imagem muito famosa na internet mostrando Paul e Linda McCartney com David Gilmour no meio da plateia, que embora costume ser atribuída a algum concerto do Led Zeppelin, na verdade foi registrada neste show do Knebworth Fair.
Quanto ao Lynyrd, eles estavam curtindo muito o sucesso, algo que eles já tinham obtido na América. E abrir para os Stones trazia para eles a sensação que haviam de fato atingido o auge: "Fazíamos muito sucesso na Europa. O Skynyrd era muito grande na América, mas não estávamos acreditando que iríamos abrir para os Stones. Nada podia ser maior que aquilo", conta o guitarrista Gary Rossington no documentário "If I Leave Here Tomorrow: A Film About Lynyrd Skynyrd", de 2018.
"Foi o maior show que fizemos, com gente em todos os lugares", prossegue Gary. "E chegamos bem cedo para conseguir um lugar legal naquele mundo de gente, começamos a beber um pouco, e Cassie (Gaines, irmã do guitarrista Steve Gaines e backing vocal do Lynyrd) tinha "uma pontinha". De repente (o ator) Jack Nicholson entra pela porta dizendo: 'Estou sentindo cheiro de alguma coisa por aqui'. Tudo ficou uma loucura, estávamos altos e bêbados e mesmo assim fizemos um grande show", comenta Gary, dizendo em seguida que quando se é jovem e está cheio de adrenalina, você consegue fazer com que as coisas funcionem.
Daí Gary conta um episódio engraçado que aconteceu neste show: "Começamos a tocar 'Free Bird' e a multidão estava em chamas, a gente via isso lá do palco. Então, na parte final da música, Ronnie (Van Zant, vocalista) falou pro Allen (Collins, guitarrista) ir lá pra frente". Acontece que o palco havia sido configurado para o show dos Stones e continha uma extensão em formato de língua bem no meio que conduzia a banda alguns metros para dentro da plateia, e a ordem expressa era que ninguém usasse aquela parte, que era algo exclusivo para a performance de Mick Jagger & Cia.
Allen hesitou. "Então Ronnie veio e colocou um braço em torno da gente (Allen e Gary) e nos levou até a língua proibida, onde Allen fez um épico solo na 'Freebird'. Mick Jagger surtou, eles ficaram malucos ao ver que a gente tinha quebrado a única regra que eles haviam imposto, que era de não ir na língua", finaliza Gary, entre gargalhadas.
De repente aquele "surto" do Mick até serviu como uma injeção de adrenalina para o show que os Stones fariam mais tarde, quem sabe?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps