Como o Rhapsody influenciou diretamente o som do Nightwish, segundo Fabio Lione
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de abril de 2023
O Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico e foi uma das primeiras do estilo. Em entrevista ao canal Gustavo Maiato, Fabio Lione contou como o Rhapsody influenciou Tuomas Holopainen e seu grupo.
Nightwish - Mais Novidades
"O Luca Turilli já chegou com toda história escrita. Ele já tinha a saga dos primeiros quatro álbuns, que era baseada na Emerald Sword. Ele queria um cara que cantasse as músicas como se fosse um narrador. Contando a história, não simplesmente cantar com as notas. Ele queria sentimentos nas palavras. Uma mais triste, outra mais épica. O fã deveria perceber o momento da história e o estado do protagonista. Não foi algo simples.
O Sascha disse que o Luca teve sorte, porque para mim isso foi natural até. Gosto de cantar de um jeito mais teatral. Não conhecia o Luca nem o Alex quando cheguei, então para eles foi sorte! O Luca já tinha trabalhado com outros bons vocalistas, mas que não tinham essa pegada teatral. O Luca é um cara que compõe com base na possibilidade que o vocalista tem. Então, ele espreme como um limão. Se ele vê que um cara não é bom como narrador ou não é bem teatral, ele se pergunta: ‘Em que ele é bom?’. Se for a extensão vocal, ele vai por aí.
Compõe coisas mais agudas. Ele é muito bom nisso. Comigo, ele me conheceu muito bem. Ele pode compor algo mais operístico, agressivo ou limpo. Tem uma variedade maior, coisa que ele não conseguiu com outros vocalistas. Ele fez alguns CDs muito bons, mas talvez no meio do CD você fica cansado. Ok, o cara faz agudo, mas está sempre lá. Depois da quinta música isso cansa. É como escutar a mesma música com o mesmo andamento.
Não dá. Agora, acho que o Rhapsody foi algo bem único. Uma banda italiana, de um país sem tradição no metal como o Brasil. Em comparação com a Escandinávia e Alemanha, tivemos que trabalhar em dobro! É mais difícil porque no seu próprio país não tem rádio, tv ou festivais gigantes. Para chegar em um nível bom, você tem que trabalhar muito e ser bom. O Rhapsody conseguiu porque a proposta era única. A maneira de tocar metal misturado com música clássica e partes em inglês, latim e italiano... Com um vocalista que canta tipo como o Helloween, só que mais agressivo. Fomos pioneiros nesse tipo de metal sinfônico.
Depois, muitas bandas tentaram e algumas conseguiram. Por exemplo, o Nightwish. Eles não existiam quando começamos. O Tuomas Holopainen era amigo do Luca Turilli. Ele escutou a banda. No princípio, ele estava pensando em construir a banda com vocalista masculino tipo o Rhapsody. Aí, alguém falou: ‘Por que não fazer uma coisa tipo essa, só que com uma menina operística?’. Uma boa ideia!".
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O lendário guitarrista que perdeu parte de um dedo e depois o ofereceu como prêmio aos fãs
O guitarrista que no auge teve muito bom gosto, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin


Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Anette Olzon: ex-vocal do Nightwish trabalha como enfermeira de segunda a sexta
A opinião de Anette Olzon sobre turnê de reunião com Nightwish, Tarja Turunen e Marko


