Como o Rhapsody influenciou diretamente o som do Nightwish, segundo Fabio Lione
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de abril de 2023
O Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico e foi uma das primeiras do estilo. Em entrevista ao canal Gustavo Maiato, Fabio Lione contou como o Rhapsody influenciou Tuomas Holopainen e seu grupo.
Nightwish - Mais Novidades
"O Luca Turilli já chegou com toda história escrita. Ele já tinha a saga dos primeiros quatro álbuns, que era baseada na Emerald Sword. Ele queria um cara que cantasse as músicas como se fosse um narrador. Contando a história, não simplesmente cantar com as notas. Ele queria sentimentos nas palavras. Uma mais triste, outra mais épica. O fã deveria perceber o momento da história e o estado do protagonista. Não foi algo simples.
O Sascha disse que o Luca teve sorte, porque para mim isso foi natural até. Gosto de cantar de um jeito mais teatral. Não conhecia o Luca nem o Alex quando cheguei, então para eles foi sorte! O Luca já tinha trabalhado com outros bons vocalistas, mas que não tinham essa pegada teatral. O Luca é um cara que compõe com base na possibilidade que o vocalista tem. Então, ele espreme como um limão. Se ele vê que um cara não é bom como narrador ou não é bem teatral, ele se pergunta: ‘Em que ele é bom?’. Se for a extensão vocal, ele vai por aí.
Compõe coisas mais agudas. Ele é muito bom nisso. Comigo, ele me conheceu muito bem. Ele pode compor algo mais operístico, agressivo ou limpo. Tem uma variedade maior, coisa que ele não conseguiu com outros vocalistas. Ele fez alguns CDs muito bons, mas talvez no meio do CD você fica cansado. Ok, o cara faz agudo, mas está sempre lá. Depois da quinta música isso cansa. É como escutar a mesma música com o mesmo andamento.
Não dá. Agora, acho que o Rhapsody foi algo bem único. Uma banda italiana, de um país sem tradição no metal como o Brasil. Em comparação com a Escandinávia e Alemanha, tivemos que trabalhar em dobro! É mais difícil porque no seu próprio país não tem rádio, tv ou festivais gigantes. Para chegar em um nível bom, você tem que trabalhar muito e ser bom. O Rhapsody conseguiu porque a proposta era única. A maneira de tocar metal misturado com música clássica e partes em inglês, latim e italiano... Com um vocalista que canta tipo como o Helloween, só que mais agressivo. Fomos pioneiros nesse tipo de metal sinfônico.
Depois, muitas bandas tentaram e algumas conseguiram. Por exemplo, o Nightwish. Eles não existiam quando começamos. O Tuomas Holopainen era amigo do Luca Turilli. Ele escutou a banda. No princípio, ele estava pensando em construir a banda com vocalista masculino tipo o Rhapsody. Aí, alguém falou: ‘Por que não fazer uma coisa tipo essa, só que com uma menina operística?’. Uma boa ideia!".
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal

Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Anette Olzon: "fiz um trabalho dos infernos no Nightwish"


