O Whitesnake realmente já usou playback ao vivo? David Coverdale responde
Por André Garcia
Postado em 29 de abril de 2023
David Coverdale negou categoricamente que o Whitesnake faça, já tenha feito ou pretenda fazer uso de backing tracks — trechos pré-gravados usados ao vivo como apoio, recurso esse cada vez mais comum.
Whitesnake - Mais Novidades
Kiss, Mötley Crüe, Bon Jovi… parece não parar de crescer a lista de veteranos do hard rock setentista e oitentista que começaram a levantar suspeitas de estarem, em alguma escala, apelando para o playback. O Whitesnake, por outro lado, permanece sendo raiz, segundo seu frontman e líder David Coverdale contou em entrevista para a Rock Of Nations With Dave Kinchen & Shane McEachern transcrita pelo Blabbermouth.
"Acho que isso [uso de backing tracks] tem rolado muito, infelizmente. Mas isso é algo que vai de cada um. Com a gente [Whitesnake] não tem disso. Eu me lembro lá de anos atrás, quando alguém metido a sabichão fez um comentário de que ficou chocado ao nos ver usando gravações [ao vivo]. Isso foi a muitos e muitos anos atrás… mas a pessoa não poderia estar mais longe da verdade. Fala sério! Minha banda é composta por ótimos músicos e cantores, o que é simplesmente um fato. Mas [aquele rumor foi ganhando proporção até que] ficou tão ridículo, como de costume nos virais de internet, que convidamos jornalistas para ficarem na frente do palco vendo que tudo que estava acontecendo era realmente ao vivo."
"Isso aqui é Whitesnake! Posso garantir que o que você recebe é feito ao vivo — para o bem, e para o mal! Jamais apelamos para o uso de gravações, mas sei que muitos dos meus contemporâneos adotam essa prática. Boa sorte para eles, pouco me importa. Mesmo quando estou gravando um clipe, estou lá cantando com todas as forças das minhas bolas. Não dá para fingir isso."
Embora alguns fãs não pareçam se importar com o uso das famigeradas backing tracks, os mais puristas consideram isso uma trapaça. Entre os que sempre se posicionam contra à normalização da prática está a lenda do jornalismo musical roqueiro dos Estados Unidos, Eddie Trunk. Em seu programa, ele já chegou a defender que fãs pudessem ser reembolsados após irem a um desses show.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"

Ex-Whitesnake, Adrian Vandenberg diz que vem à América do Sul ainda em 2026
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
A ácida opinião de Regis Tadeu sobre os vídeos recentes de David Coverdale e David Lee Roth
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
David Coverdale: "eu não queria participar do declínio do Purple"
Hard Rock: as bandas que deram origem aos heróis do gênero


