O Whitesnake realmente já usou playback ao vivo? David Coverdale responde
Por André Garcia
Postado em 29 de abril de 2023
David Coverdale negou categoricamente que o Whitesnake faça, já tenha feito ou pretenda fazer uso de backing tracks — trechos pré-gravados usados ao vivo como apoio, recurso esse cada vez mais comum.
Whitesnake - Mais Novidades
Kiss, Mötley Crüe, Bon Jovi… parece não parar de crescer a lista de veteranos do hard rock setentista e oitentista que começaram a levantar suspeitas de estarem, em alguma escala, apelando para o playback. O Whitesnake, por outro lado, permanece sendo raiz, segundo seu frontman e líder David Coverdale contou em entrevista para a Rock Of Nations With Dave Kinchen & Shane McEachern transcrita pelo Blabbermouth.
"Acho que isso [uso de backing tracks] tem rolado muito, infelizmente. Mas isso é algo que vai de cada um. Com a gente [Whitesnake] não tem disso. Eu me lembro lá de anos atrás, quando alguém metido a sabichão fez um comentário de que ficou chocado ao nos ver usando gravações [ao vivo]. Isso foi a muitos e muitos anos atrás… mas a pessoa não poderia estar mais longe da verdade. Fala sério! Minha banda é composta por ótimos músicos e cantores, o que é simplesmente um fato. Mas [aquele rumor foi ganhando proporção até que] ficou tão ridículo, como de costume nos virais de internet, que convidamos jornalistas para ficarem na frente do palco vendo que tudo que estava acontecendo era realmente ao vivo."
"Isso aqui é Whitesnake! Posso garantir que o que você recebe é feito ao vivo — para o bem, e para o mal! Jamais apelamos para o uso de gravações, mas sei que muitos dos meus contemporâneos adotam essa prática. Boa sorte para eles, pouco me importa. Mesmo quando estou gravando um clipe, estou lá cantando com todas as forças das minhas bolas. Não dá para fingir isso."
Embora alguns fãs não pareçam se importar com o uso das famigeradas backing tracks, os mais puristas consideram isso uma trapaça. Entre os que sempre se posicionam contra à normalização da prática está a lenda do jornalismo musical roqueiro dos Estados Unidos, Eddie Trunk. Em seu programa, ele já chegou a defender que fãs pudessem ser reembolsados após irem a um desses show.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Metallica anuncia a "Life Burns Faster", temporada de shows no The Sphere
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí



Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Para ex-Whitesnake, você tem um buraco no cérebro se acha que vai ficar rico com música
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
David Coverdale revela a sua canção preferida; "É a música de Rock perfeita"
Revelada causa da morte de Tawny Kitaen, modelo de clipes clássicos do Whitesnake


