O Whitesnake realmente já usou playback ao vivo? David Coverdale responde
Por André Garcia
Postado em 29 de abril de 2023
David Coverdale negou categoricamente que o Whitesnake faça, já tenha feito ou pretenda fazer uso de backing tracks — trechos pré-gravados usados ao vivo como apoio, recurso esse cada vez mais comum.
Kiss, Mötley Crüe, Bon Jovi… parece não parar de crescer a lista de veteranos do hard rock setentista e oitentista que começaram a levantar suspeitas de estarem, em alguma escala, apelando para o playback. O Whitesnake, por outro lado, permanece sendo raiz, segundo seu frontman e líder David Coverdale contou em entrevista para a Rock Of Nations With Dave Kinchen & Shane McEachern transcrita pelo Blabbermouth.
"Acho que isso [uso de backing tracks] tem rolado muito, infelizmente. Mas isso é algo que vai de cada um. Com a gente [Whitesnake] não tem disso. Eu me lembro lá de anos atrás, quando alguém metido a sabichão fez um comentário de que ficou chocado ao nos ver usando gravações [ao vivo]. Isso foi a muitos e muitos anos atrás… mas a pessoa não poderia estar mais longe da verdade. Fala sério! Minha banda é composta por ótimos músicos e cantores, o que é simplesmente um fato. Mas [aquele rumor foi ganhando proporção até que] ficou tão ridículo, como de costume nos virais de internet, que convidamos jornalistas para ficarem na frente do palco vendo que tudo que estava acontecendo era realmente ao vivo."
"Isso aqui é Whitesnake! Posso garantir que o que você recebe é feito ao vivo — para o bem, e para o mal! Jamais apelamos para o uso de gravações, mas sei que muitos dos meus contemporâneos adotam essa prática. Boa sorte para eles, pouco me importa. Mesmo quando estou gravando um clipe, estou lá cantando com todas as forças das minhas bolas. Não dá para fingir isso."
Embora alguns fãs não pareçam se importar com o uso das famigeradas backing tracks, os mais puristas consideram isso uma trapaça. Entre os que sempre se posicionam contra à normalização da prática está a lenda do jornalismo musical roqueiro dos Estados Unidos, Eddie Trunk. Em seu programa, ele já chegou a defender que fãs pudessem ser reembolsados após irem a um desses show.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps