Como "Tempo Perdido", da Legião Urbana, se relaciona com capitalismo e comunismo
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de abril de 2023
A música "Tempo Perdido", da Legião Urbana, é um das mais famosas do grupo brasiliense e diversas de suas frases e mensagens são lembradas com carinho pelos fãs até hoje.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em live no canal "Pitadas do Sal", o jornalista musical Romero Carvalho fez uma interpretação da música relacionando seus conceitos com a dualidade entre o comunismo e o capitalismo.
"Nessa música, ele fala sobre esperança da juventude de um jeito triste. É uma canção cinza. Tem pequenos elementos de esperança, mas não acho que são grandes. Tem o sol da manhã, mas ela é cinza. Ele fala que não tem tempo a perder. As pessoas cantavam que o jovem terá seu lugar. O Brasil é o país do futuro. Esse tipo de coisa não é bem assim, o Renato diz para não ter tanta esperança. Nós vamos nos perder nesse suor sagrado.
Não vai dar tempo para fazermos tudo. Depois que você chega nos 40 ou 50 anos, isso é óbvio. Ele já tinha essa percepção nítida disso, de que não era um garotinho mais. Em 1986, vivíamos uma certa esperança de grandes narrativas. O Brasil tem atrasos em vivências. Recentemente, vi um documentário que um cara diz que nos EUA a geração contracultural dos anos 1960 não falava de tirar um sistema e colocar outro, russo. Não era marxismo. Era tipo pensar em outra coisa. A contracultura era repensar o modelo civilizatório urbano e industrial. As grandes narrativas do capitalismo e comunismo não são as que nos trarão redenção.
No Brasil, essa questão é muito tímida. A grande narrativa marxista existia. Em 1986, no Brasil, tínhamos essa visão forte de uma esquerda fincada na União Soviética. Essas narrativas são religiosas. Era algo totalizante, pensando a sociedade como um todo. Inclusive, prometia uma redenção e transcendência. O Renato mostra que essas narrativas não são o caminho. O capitalismo só nos enxerga enquanto seres de desejo e o comunismo enxerga como seres de necessidade. Somos seres de desejo e necessidade".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Suzi Quatro descobre que há mais de 50 anos vinha agindo "fora da lei"!
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
O hit de Frejat que homens demoraram a sacar o sentido: "As mulheres foram mais rápidas"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire


Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
A curiosa opinião de Renato Russo sobre o impacto da briga de Paula Toller e Leoni
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio


