Por que Barão Vermelho deveria se inspirar no caso do Metallica, segundo empresário
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de maio de 2023
O Metallica conseguiu rejuvenescer seu público após aparecer em Stranger Things e quando James Hetfield veio a público dizer que os fãs novos da banda são tão fãs quanto os antigos.
Barao Vermelho - Mais Novidades
Em entrevista ao Corredor 5, Luis Felipe Couto, empresário do Barão Vermelho, comentou o atual estado da banda e disse que essa transição para o vocalista Rodrigo Suricato está sendo boa, mas o desafio é chegar nas novas gerações, como o Metallica fez.
"Pela primeira vez na história, agora temos o Frejat como concorrente do Barão Vermelho. Concorrendo com contratantes e público. E ainda tem o processo de aceitação por parte do público. Quando estava começando a ficar bem, veio a pandemia. Isso serviu para olharmos para dentro. Fizemos um trabalho de branding legal.
A grande virada veio quando gravamos ano passado o show de 40 anos do Barão Vermelho. Tivemos convidados como Chico César e Samuel Rosa. Além do próprio Frejat, que aceita cantar uma música com essa nova formação da banda. Entenderíamos se o Frejat não quisesse estar, mas ele aceitou de cara. As pessoas entenderam que estava tudo certo com esse novo Barão Vermelho. Embora não tenha tido nenhum problema entre eles, o afastamento do Frejat aconteceu naturalmente. Com o tempo, ele se permitiu.
No dia da gravação, fiquei perto da mulher dele e choramos juntos. Foi lindo ver todos eles lá e felizes. Essa chancela que o Frejat deu foi importante. Fizemos um acústico depois. Isso aconteceu porque as pessoas iam ver um show com o Suricato cantando e depois não tinham onde ouvir aquelas versões depois. Em 2018, lançamos um disco gravado ao vivo no estúdio com sucessos. A ‘Por Você’ acústica não existia e acabou ficando gigante.
No Spotify vemos que é a terceira música mais ouvida da história do Barão Vermelho. A maior parte das playlists jovem hoje está nessa onda de acústicos arranjos. Ela entrou nessas playlists. Começamos a ver que tinha um mercado para o público jovem reconhecer e gostar do Barão. Muitos talvez nem conhecessem e se mantivéssemos o arranjo não ia chegar neles. Eles querem ouvir a sonoridade da Anavitória e Rubel.
O acústico funciona mais do que as elétricas. Agora, esse público jovem está começando a frequentar os shows de pouquinho em pouquinho. No Circo Voador, no Rio, vemos público jovem. Vemos os mais velhos levando os filhos. Mas de fato não espero isso. Não sei se tem caminho para isso. Um adolescente de 16 anos pode sair de casa para ver um show do Barão? Não sei.
Nesse contexto, tem a situação do Metallica, que o vocalista falou para os fãs mais velhos abraçarem os mais novos. É genial, você rejuvenesce seu público. Esse caso do Metallica foi chocante. Os fãs começaram a brigar, mas a música é para todos, né? Essa é a grande história".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps