A pouco provável história dos dois sobrenomes de Rita Lee Jones, que foram inventados
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de maio de 2023
A cantora Rita Lee foi o maior nome do rock nacional feminino de todos os tempos e faleceu no dia 8 de maio de 2023. Em vídeo no seu canal no YouTube homenageando a roqueira, Júlio Ettore comentou sobre a curiosa origem dos sobrenomes da vocalista.
"O nome da Rita Lee Jones é interessante de comentar. O Lee não é de família. Ele foi escolhido pelo pai dela para homenagear o Robert Lee, um dos oficiais do exército dos Estados Confederados, que se rebelaram contra a União na Guerra Civil Americana, que aconteceu entre 1861 e 1865.
Entre outras coisas, eles defendiam a escravatura. Muitos não sabem, mas alguns confederados, ao perderem a guerra e com apoio do Imperador Dom Pedro II, vieram para o Brasil e se instalaram onde futuramente nasceu a cidade de Americana, em São Paulo. O avô da Rita Lee fugiu no barco com eles. Ele era descendente de indígenas americanos e fugiu. Ele não tinha o nome Jones também. A história é que tinha um cara passando mal e o avô dela curou esse cara com chá de camomila no navio.
Tinha um médico junto e ele viu que o cara mandou bem. Então, disse que ia conseguir para ele uma certidão de nascimento. Aí, o médico inventou um nome que ele achasse que fosse muito comum. Aí, veio o Jones. Ou seja, os dois sobrenomes da Rita não eram de família e foram inventados".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps