Ian Anderson relembra vitória do Jethro Tull sobre o Metallica no Grammy de metal
Por André Garcia
Postado em 13 de maio de 2023
Ian Anderson relembrou a noite em que o Jethro Tull venceu o Grammy de Hard Rock e Metal de 1989 sobre o franco favorito Metallica: "Foi uma enxurrada de vaias e assobios e suspiros de descrença."
Metallica - Mais Novidades
Conforme publicado pela Blabbermouth, em entrevista para a rádio norte-americana KSHE 95 Anderson foi perguntado se teve a chance de "esfregar na cara do Metallica" por ter vencido eles no Grammy de Hard Rock e Metal.
"Eu ouço [essa pergunta] muito mais de jornalistas americanos", observou. "Isso não é lá grande coisa por aqui [na Inglaterra]. Foi um ano em que teve uma nova categoria para 'hard rock' barra 'metal', categoria que ainda existe hoje. E fomos, por alguma razão estranha, indicados! Na época, ninguém prestou atenção ao fato de que fomos indicados. Ninguém deu um pio, porque pensava que não tinha chance do Jethro Tull ganhar — e nem Iggy Pop, ou o Jane's Addiction. [Todos esperavam que o vencedor] seria o Metallica, que tinha um enorme e novo talento. Todos deram como certo que o Metallica levaria o Grammy (até o Metallica). Quando foi anunciado que Jethro Tull venceu, foi uma enxurrada de vaias e assobios e suspiros de descrença."
"Gosto de acreditar que os seis mil votantes da National Academy Of Recording Arts And Sciences não votaram no Jethro Tull como uma banda de rock pesado, ou metal pesado. [Creio que] nos deram o prêmio porque éramos caras legais que nunca tinham ganhado um Grammy. Pena que, mesmo após todos esses anos, não tenha a categoria Melhor Flautista que Toca em uma Perna Só — eu venceria todo ano."
Ele reconheceu ainda o fato de James Hetfield e companhia terem levado a derrota na esportiva, ao invés de se ressentir:
"Bem, para mim, o Metallica foi bem cavalheiro. Quando ganharam o Grammy no ano seguinte [pelo 'Black Album'] (como eu previ), eles publicaram um anúncio na Billboard agradecendo à gravadora e aos amigos e familiares por apoiá-los, o cachorro… agradeceram a todo mundo, inclusive ao Jethro Tull, por não ter lançado disco naquele ano. Eles levaram na esportiva, mesmo que todos estivessem dizendo que eles ganharam o Grammy e, infelizmente, naquele ano [1989] não ganharam. Mas eles eram o novo, o quente, e certamente ganhariam no ano seguinte. E, claro, eles ganharam."
Esse papo de Grammy não faz a cabeça de Ian Anderson, no entanto, como ele revelou em recente entrevista para a rádio WRIF, de Detroit: "Eu não sou um caçador de troféus. Você não vai encontrar Grammys exibidos na minha casa, nem álbuns de ouro na parede, ou a cabeça de um alce que eu tenha caçado com um rifle de alto calibre. Eu simplesmente não sou esse tipo de pessoa. Não me ligo em troféus."
Aquele polêmico Grammy marcou um período em que o rock vivia um momento particularmente confuso, com estilos dos mais diversos em alta: o post punk com Depeche Mode e The Cure; o thrash metal com Metallica e Megadeth; o hair metal com Poison e Winger; o hard rock com Guns N' Roses e Skid Row… tudo isso enquanto a cena grunge começava a transbordar Seattle, prestes a atropelar a tudo e a todos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Smashing Pumpkins lança "Black Stars", primeira parceria com Butch Vig em 33 anos
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Os clássicos que nem os próprios autores do Iron Maiden e do Metallica poupam


Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
A única característica que Dave Mustaine não suportava em Cliff Burton
Cliff Burton, baixista dos primeiros discos do Metallica, estampa capa da Metal Hammer
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Quando Ronnie James Dio listou suas cinco canções de rock favoritas
O vocal que James Hetfield não conseguiu atingir na hora de gravar; "não consigo cantar isso"


