Ian Anderson relembra vitória do Jethro Tull sobre o Metallica no Grammy de metal
Por André Garcia
Postado em 13 de maio de 2023
Ian Anderson relembrou a noite em que o Jethro Tull venceu o Grammy de Hard Rock e Metal de 1989 sobre o franco favorito Metallica: "Foi uma enxurrada de vaias e assobios e suspiros de descrença."
Metallica - Mais Novidades
Conforme publicado pela Blabbermouth, em entrevista para a rádio norte-americana KSHE 95 Anderson foi perguntado se teve a chance de "esfregar na cara do Metallica" por ter vencido eles no Grammy de Hard Rock e Metal.
"Eu ouço [essa pergunta] muito mais de jornalistas americanos", observou. "Isso não é lá grande coisa por aqui [na Inglaterra]. Foi um ano em que teve uma nova categoria para 'hard rock' barra 'metal', categoria que ainda existe hoje. E fomos, por alguma razão estranha, indicados! Na época, ninguém prestou atenção ao fato de que fomos indicados. Ninguém deu um pio, porque pensava que não tinha chance do Jethro Tull ganhar — e nem Iggy Pop, ou o Jane's Addiction. [Todos esperavam que o vencedor] seria o Metallica, que tinha um enorme e novo talento. Todos deram como certo que o Metallica levaria o Grammy (até o Metallica). Quando foi anunciado que Jethro Tull venceu, foi uma enxurrada de vaias e assobios e suspiros de descrença."
"Gosto de acreditar que os seis mil votantes da National Academy Of Recording Arts And Sciences não votaram no Jethro Tull como uma banda de rock pesado, ou metal pesado. [Creio que] nos deram o prêmio porque éramos caras legais que nunca tinham ganhado um Grammy. Pena que, mesmo após todos esses anos, não tenha a categoria Melhor Flautista que Toca em uma Perna Só — eu venceria todo ano."
Ele reconheceu ainda o fato de James Hetfield e companhia terem levado a derrota na esportiva, ao invés de se ressentir:
"Bem, para mim, o Metallica foi bem cavalheiro. Quando ganharam o Grammy no ano seguinte [pelo 'Black Album'] (como eu previ), eles publicaram um anúncio na Billboard agradecendo à gravadora e aos amigos e familiares por apoiá-los, o cachorro… agradeceram a todo mundo, inclusive ao Jethro Tull, por não ter lançado disco naquele ano. Eles levaram na esportiva, mesmo que todos estivessem dizendo que eles ganharam o Grammy e, infelizmente, naquele ano [1989] não ganharam. Mas eles eram o novo, o quente, e certamente ganhariam no ano seguinte. E, claro, eles ganharam."
Esse papo de Grammy não faz a cabeça de Ian Anderson, no entanto, como ele revelou em recente entrevista para a rádio WRIF, de Detroit: "Eu não sou um caçador de troféus. Você não vai encontrar Grammys exibidos na minha casa, nem álbuns de ouro na parede, ou a cabeça de um alce que eu tenha caçado com um rifle de alto calibre. Eu simplesmente não sou esse tipo de pessoa. Não me ligo em troféus."
Aquele polêmico Grammy marcou um período em que o rock vivia um momento particularmente confuso, com estilos dos mais diversos em alta: o post punk com Depeche Mode e The Cure; o thrash metal com Metallica e Megadeth; o hair metal com Poison e Winger; o hard rock com Guns N' Roses e Skid Row… tudo isso enquanto a cena grunge começava a transbordar Seattle, prestes a atropelar a tudo e a todos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar

A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
James Hetfield, do Metallica, explica suas tatuagens preferidas
Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010


