"Menina Veneno" foi escrita em menos tempo do que a duração de uma música do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de maio de 2023
A música "Menina Veneno" é o maior sucesso de Ritchie e um dos grandes hits dos inesquecíveis anos 1980. Lançada em 1983, como faixa de "Vôo de Coração" (primeiro álbum de Ritchie), "Menina Veneno" foi a música mais tocada nas rádios brasileiras no ano de seu lançamento.
A canção que fez o Brasil conhecer Ritchie foi tema de reportagem assinada por André Bernardo, que foi publicada no site da BBC Brasil. De acordo com depoimento que Ritchie concedeu ao citado jornalista, "Menina Veneno" foi criada em um curto pedaço de tempo.
Tudo começou quando o poeta Bernardo Vilhena, coautor de "Menina Veneno", foi visitar Ritchie. Inspirado no livro "O Homem e Seus Símbolos", de Carl Gustav Jung, Bernardo começou a escrever os versos da música enquanto ia para a casa do cantor. Aliás, o livro foi um presente de Lulu Santos e Ritchie para Bernardo.
Assim que Bernardo chegou na casa de Ritchie, a dupla se trancou em um quarto e começou a escrever o que se tornaria um sucesso infinito.
"Em 20 minutos, a música já estava pronta. Nunca mais fizemos outra tão rápido!. A menina veneno da canção não é uma pessoa; é uma aparição. É uma figura onírica, muito sensual e quase mitológica", afirmou Ritchie, que compôs sua obra mais conhecida em menos tempo do que você leva para ouvir "A Change Of Seasons", do Dream Theater.
Mesmo lançada há 40 anos, "Menina Veneno" continua sendo muito ouvida, como provam suas 37 milhões de reproduções no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps