O que atraiu João Gordo que o fez se apaixonar muito por jazz etíope dos anos 1960?
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de maio de 2023
O compositor e vocalista João Gordo, do Ratos de Porão, revelou em episódio do podcast Superplá em que entrevistava Arnaldo Antunes que está curtindo jazz etíope dos anos 1960.
Ratos De Porão - Mais Novidades
O assunto surgiu quando Arnaldo comentava sobre suas experiências musicais no continente africano.
"Uma história incrível foi quando fui ao Mali gravar um disco com o Edgard Scandurra. Isso já faz uns 10 anos. Gravamos com um músico que toca um instrumento fabricado lá de maneira artesanal. Visitamos a oficina e tudo. Foi uma experiência incrível, é outro princípio musical. Com outras escalas. Chegávamos com as músicas e o cara afinava o instrumento na hora", disse.
Foi então que João Gordo completou dizendo que se apaixonou por jazz da Etiópia. "Eu conheço porque gosto muito de jazz etíope dos anos 1960. Que maluquice, né? Eu até aconselho você dar uma escutada. Tem no Spotify. Chama ‘Ethiopiques’ o nome. É uma coletânea de 15 LPs. Você percebe como eles fazem música. É meio arabesco, mas vai para outros buracos, outras notas e outro jeito de cantar. É hipnótico o bagulho. A partir disso, comecei a pesquisar mais sobre a Etiópia. Pirei nesse país, é muito louco e merece ser visitado".
Confira o álbum em questão:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps