O dia que Dinho e Bonfá aceitaram maracutaia para ir aos EUA e acabaram sem grana
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de maio de 2023
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Antes de ganhar o Brasil com o Capital Inicial e a Legião Urbana, Dinho Ouro Preto e Marcelo Bonfá eram dois adolescentes no Distrito Federal. Em episódio do "Que História é essa, Porchat?", Dinho contou uma história hilária dessa época.
Capital Inicial - Mais Novidades
"Essa história aconteceu em 1983. As bandas estavam começando em Brasília. Eu estava começando o Capital Inicial e o Marcelo Bonfá iniciando a Legião Urbana. Naquela época, o Brasil estava com hiperinflação. Tenho que descrever a cena do crime! Durante o mesmo dia os preços mudavam. Era um pesadelo e o governo criou uma cotação artificial do dólar. Tinha o dólar oficial e o livre.
A diferença entre os dois era grande. Aconteceu uma coisa peculiar com as agências de viagem. Quem ia ao exterior tinha direito de comprar no câmbio oficial 1 mil dólares. Era em preço barato, diferente do câmbio livre, que era mais caro. As agências diziam que ofereciam uma passagem, mas em troca você tinha que renunciar ao seu direito de comprar dólares no câmbio oficial. Você tinha que se virar, só se você tinha dólar guardado em casa.
Não sei como, mas chegaram para mim e para o Bonfá e oferecem essa maracutaia! Ninguém aceitou, mas eu e o Bonfá aceitamos! [risos]. A gente se vira em Nova York, damos um jeito de sobreviver sem grana. Contamos essa história para nossa turma das bandas. Bolamos o plano de ir até uma cidade próxima chamada Diamantina e comprar pedras preciosas com preço de banana. Levaríamos para Nova York escondidos! Éramos gangsters! Íamos vender as joias. Tudo com dinheiro emprestado dos nossos amigos!
Ninguém tinha dinheiro, sabe? Pegamos todas as economias da galera. Eram umas 30 pessoas. Compramos esmeraldas e topázios! A gente não entendia nada de pedra. Pegamos as pedras e fomos. Escondemos nas nossas roupas e embarcamos. O plano estava indo tudo bem. Fomos em uma rua em Nova York que tem um monte de casas de comércio de pedras preciosas. Entramos na primeira loja e o cara botou aquela lente para ver a qualidade das pedras. Ele falou: ‘Vocês roubaram essas pedras, né?
Como vocês tem isso?’. Falamos que viemos do Brasil e trouxemos e tal. Ele falou que as pedras são péssimas e não tinham valor algum. Achamos que o cara estava enganado e queria forçar o preço. Fomos na segunda loja e o cara disse a mesma coisa. Fomos de loja em loja e ninguém queria comprar. Não tínhamos como comer nem dormir. Estávamos ilhados e sem ninguém a recorrer. Decidimos ir aos clubes de música e oferecer as pedras em troca de comida ou para entrar. Fomos nuns lugares de punk rock e esses caras falaram: ‘Que legal!’. Viramos os ‘Boys From Brazil’. Tínhamos pedras preciosas e as portas se abriram!
Deixaram a gente entrar e comer e tal. Fomos tratados como reis nesse mundo do rock alternativo. O voo de volta era daqui uma semana. Deixaram a gente dormir nos sofás e tudo mais. Até o fim da viagem. As pedras acabaram. Voltamos ao Brasil. Eu e Bonfá até pensamos em ficar por lá, com aquela galera generosa! Mas voltamos e todo mundo ficou: ‘Eles chegaram com nosso dinheiro’. Falamos que tínhamos uma má notícia, que o dinheiro virou fumaça"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A viagem do Ramones que mudou a história da música para sempre; "A gente não sabe tocar"
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon

O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
As músicas de 10 bandas brasileiras que mais foram tocadas no Spotify


