A opinião da Legião Urbana sobre o fenômeno das bandas de pagode dos anos 1990
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de maio de 2023
A banda Legião Urbana surgiu no início dos anos 1980 e durou até meados de 1990, quando Renato Russo faleceu. Nesse meio tempo, eles viram fenômenos da música popular brasileira emergir, como foi o caso do axé e pagode.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista concedida ao Programa Livre, em 1997, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá discutiam os rumos que o grupo iria tomar pouco tempo depois da morte do vocalista Renato Russo. Foi então que um participante na plateia perguntou o que eles achavam desses grupos, como o Gera Samba.
"Como vocês comparam as letras da Legião Urbana com as das músicas atuais, como Gera Samba? Não sou nada contra, mas queria saber dessa comparação", disse. Foi então que Bonfá pegou o microfone e foi curto e objetivo em sua resposta. "Acho que tem que ter espaço para todas as ideias e manifestações", concluiu.
Logo em seguida, Villa-Lobos comentou sobre as letras da Legião Urbana nesse contexto de comparação. "Fazíamos letras quilométricas e o Renato foi se aprimorando ao longo dos anos. Cada vez menos tinha refrão. O último foi ‘Pais e Filhos’, depois não tinha refrão. Nós quebramos algumas regras e o que contava era a música", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps