Por que marcas acham metal economicamente inexpressivo, segundo Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de junho de 2023
A indústria da música está cada vez mais forte, só que parece que quando o assunto é metal torna-se mais difícil convencer marcas a apostar em parcerias com bandas do estilo.
Em entrevista no Amplifica, Vini Neves, do programa Stay Heavy, abordou o assunto do metal relacionado ao music business com Rafael Bittencourt. Segundo ele, os metaleiros movimentam a economia igual fãs de outros estilos.
"Eu queria que o metal fosse mais popular aqui no Brasil, como é na Finlândia. É cultural. Eu sou um ativista e quero mostrar que o público do metal consome, come, bebe e anda de carro. Ele gera dinheiro e movimenta economia igual ao fã de pagode e funk. Não é criar algo diferente do que tem. É mostrar que nós também somos consumidores. É olhar com essa ótima consumista de marca. Tenho frustração de não ter conseguido ajudar mais. O metal movimenta muito. O Summer Breeze estava lotado. O metal nunca foi muito profissional para o business. Se você vai fazer apresentação para uma marca, ela quer saber qual será o retorno. Tem que saber os números, qual nível de exposição. Tem fatores aí. Isso não é culpa nossa, nunca ninguém pensou nisso como business", explicou.
Já Bittencourt disse que em sua percepção as marcas entendem o metal como algo de gueto e estereotipado, ou seja, economicamente inexpressivo. Por outro lado, o guitarrista do Angra disse que esse pensamento não expressa a realidade já que o metal movimenta sim a economia.
"Existem poucos números que mostram o quão relevante nós somos economicamente. Parece que é uma coisa de gueto. Em termos de tamanho seria inexpressivo. Acho que as marcas pensam o metal como estereótipo. É o cabeludo de tachinha na rua. Esses caras são muito numerosos e não há pesquisa que mostre isso. Se você pegar o quanto metal leva alunos para escolas de música e lojas de instrumentos. Existem bandas que fazem covers e ensaio. Existe uma economia que é fácil de ser mostrada", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps