Eric Carr sobre como os fãs do Kiss reagiram a "Beth" com ele no vocal
Por André Garcia
Postado em 17 de junho de 2023
Eric Carr em 1989 falou sobre seu receio em regravar o vocal de Peter Criss em "Beth" no ano anterior, revelou que os fãs receberam a nova versão bem melhor do que ele esperava.
Kiss - Mais Novidades
Em 1988, o Kiss lançou aquela que provavelmente seja sua mais polêmica coletânea: "Smashes, Thrashes & Hits". Além de duas faixas inéditas ("Let's Put the X in Sex" e "(You Make Me) Rock Hard"), ela trazia clássicos setentistas em versões remixadas — incluindo "Rock and Roll All Nite" com uma linha de baixo alternativa e a palavra "Night no lugar de Nite" no título.
Mesmo assim, a coisa mais polêmica foi a inclusão de balada "Beth" com o vocal de Peter Criss trocado pelo de seu substituto Eric Carr. Criss ficou enfurecido e não foi para menos: a música foi uma declaração de amor dele para sua esposa.
Em entrevista para o fanzine Kiss Mask, publicada em 9 de novembro de 1989, Carr foi questionado se ficou com um pé atrás de regravar os vocais da icônica balada.
"Sim. Eu fiquei muito lisonjeado por terem me oferecido, sabe, por terem me pedido para fazer. Minha reação inicial foi dizer: 'Sim! Uau! Beleza, beleza, beleza... bora fazer!' Depois eu pensei sobre o assunto e comecei a ficar preocupado que o pessoal fosse ficar ofendido comigo. Aquilo era a última coisa que eu queria. Tudo que eu não queria era deixar os fãs putos comigo, sentindo que eu cometi um sacrilégio ou algo assim."
"Porque é uma daquelas músicas que quem conhece já está tão acostumado a ouvir de um jeito, que depois daquilo é como se você estivesse refazendo 'Stairway to Heaven'. Você pode botar alguém para cantar que faça um ótimo trabalho, mas todo mundo que conhece a música já está acostumado com o vocal daquele jeito. Se você ouve algo diferente, não fica tão bom. Você está acostumado a ouvir [Robert] Plant cantando daquele jeito. O pessoal acostumou a ouvir Peter [Criss] cantando daquele jeito."
"Então, eu estava com medo de que, não importasse o quão boa fosse a minha performance, as pessoas simplesmente não aceitassem, mas estou feliz por ter feito. A reação, assim como quando entrei na banda, não recebi coisas negativas. Sabe, talvez os fãs estivessem sendo gentis e tenham me poupado, mas recebo cartas de fãs o tempo todo, todo mundo sempre me dizendo o quão incrível ficou. Estou feliz com a maneira como cantei. Acho que fiz um ótimo trabalho."
"É uma boa música, sabe? Chegou a se discutir lançar ela de novo como single, mas acho que isso causaria problemas, sei lá. Estou satisfeito com o que fiz. Basicamente, a regravei com uma voz mais suave. Eu fiz a versão do Peter, só que com uma voz mais suave. Só isso. E eu estava na mesma sala e no mesmo estúdio da versão original. Não só no mesmo Record Plant, como a mesma sala em que ele cantou. Até onde sei, sentado no mesmo banco. Eu comi o mesmo sanduíche que ele comeu também… Estou brincando [risos]! Mas fiquei muito feliz com o resultado."
Tanta polêmica parece ter colaborado para o sucesso comercial do álbum, certificado platina dupla em 1996. Além disso, foi o álbum mais vendido do Kiss nos Estados Unidos a partir de 1991, quando a SoundScan começou a monitorar as vendas no país — até 2007 foram 830 mil cópias vendidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu

Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Kiss lança álbum ao vivo gravado durante a turnê de "Destroyer"
A música do Kiss que Ace Frehley gravou sozinho sem deixar Gene Simmons por a mão
A música do Kiss inspirada por "Brown Sugar", dos Rolling Stones
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O solo de guitarra que está em uma música do The Doors, do Kiss e do Pearl Jam
O hábito do Ace Frehley que colocava equipe do Kiss em risco de ir em cana


