Tom Morello relembra a experiência de ir a uma escola de samba no Brasil
Por André Garcia
Postado em 17 de junho de 2023
Sempre que pode, Tom Morello demonstra seu carinho pelo Brasil e o público brasileiro. Numa de suas vindas para cá, ele teve a experiência de conhecer uma escola de samba, e se encantou.
Tom Morello - Mais Novidades
Recentemente, o guitarrista veio ao Brasil para duas apresentações no Best of Blues and Rock — na primeira, recebeu Steve Vai e Nuno Bettencourt e Gary Cherone, do Extreme; na segunda, fez participação no show do Buddy Guy tocando com sua igualmente lendária Fender Stratocaster preta de bolinhas brancas.
Em entrevista exclusiva para a Rolling Stone Brasil, publicada em maio de 2023 na edição 5, exclusivamente dedicada ao festival Best of Blues and Rock, ele relembrou sua visita a uma escola de samba — episódio que o marcou musicalmente.
"Um amigo me perguntou: 'Você quer vistar uma escola?' E eu questionei: 'Visitar uma escola de noite? O que isso quer dizer?' Quando chegamos na escola de samba, eles estavam ensaiando para o carnaval. Aquilo foi chocante, uma das melhores experiências musicais de toda a minha vida."
No Best of Blues and Rock 2023, Morello apostou em um repertório que mesclou hits com músicas mais desconhecidas do grande público. A escolha foi intencional, segundo ele:
"O Rage Against the Machine, o Audioslave e o Prophets of Rage têm esse catálogo de décadas de hits. Se minha guitarra quebrasse ao meio, os outros caras conseguiriam continuar. Em um show solo, a responsabilidade é toda minha. Algumas músicas que toco não são tão conhecidas pelo público. Desde que comecei os shows solo, há mais de 20 anos, sempre gostei desse desafio artístico. Para as apresentações no Brasil. Só posso dizer que vocês devem esperar muita guitarra." — Ninguém pode reclamar que a promessa não foi cumprida.
Antes disso, sua última passagem pelo Brasil havia sido em 2018, justamente para tocar no Best of Blues and Rock (que então ainda se chamava Samsung Best of Blues). Comprovando ter um carinho especial por nossa terra, certa vez, durante uma coletiva de imprensa em 2021, ele se declarou:
"Queria deixar um agradecimento sincero e do fundo do coração a todos os fãs, amigos e camaradas — especialmente camaradas — no Brasil através dos últimos 30 anos. Eu e minha banda demoramos tempo demais para chegar até aí, finalmente fazer um show aí, e a expectativa, o calor e a resposta foram tão incríveis na primeira vez que fomos. E eu já voltei algumas vezes depois disso e eu só quero dizer que alguns dos meus momentos preferidos no palco, na vida inteira, foram no Brasil e eu espero por mais no futuro. Mas deixo um verdadeiro, sincero agradecimento a todos os fãs, amigos e camaradas através de todos esses anos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre


Tom Morello explica o que fez assumir direção de documentário do Judas Priest
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Audioslave: Tom Morello divulga vídeo de funkeiros do Brasil "dançando" "Like a Stone"


