Tom Morello relembra a experiência de ir a uma escola de samba no Brasil
Por André Garcia
Postado em 17 de junho de 2023
Sempre que pode, Tom Morello demonstra seu carinho pelo Brasil e o público brasileiro. Numa de suas vindas para cá, ele teve a experiência de conhecer uma escola de samba, e se encantou.
Tom Morello - Mais Novidades
Recentemente, o guitarrista veio ao Brasil para duas apresentações no Best of Blues and Rock — na primeira, recebeu Steve Vai e Nuno Bettencourt e Gary Cherone, do Extreme; na segunda, fez participação no show do Buddy Guy tocando com sua igualmente lendária Fender Stratocaster preta de bolinhas brancas.
Em entrevista exclusiva para a Rolling Stone Brasil, publicada em maio de 2023 na edição 5, exclusivamente dedicada ao festival Best of Blues and Rock, ele relembrou sua visita a uma escola de samba — episódio que o marcou musicalmente.
"Um amigo me perguntou: 'Você quer vistar uma escola?' E eu questionei: 'Visitar uma escola de noite? O que isso quer dizer?' Quando chegamos na escola de samba, eles estavam ensaiando para o carnaval. Aquilo foi chocante, uma das melhores experiências musicais de toda a minha vida."
No Best of Blues and Rock 2023, Morello apostou em um repertório que mesclou hits com músicas mais desconhecidas do grande público. A escolha foi intencional, segundo ele:
"O Rage Against the Machine, o Audioslave e o Prophets of Rage têm esse catálogo de décadas de hits. Se minha guitarra quebrasse ao meio, os outros caras conseguiriam continuar. Em um show solo, a responsabilidade é toda minha. Algumas músicas que toco não são tão conhecidas pelo público. Desde que comecei os shows solo, há mais de 20 anos, sempre gostei desse desafio artístico. Para as apresentações no Brasil. Só posso dizer que vocês devem esperar muita guitarra." — Ninguém pode reclamar que a promessa não foi cumprida.
Antes disso, sua última passagem pelo Brasil havia sido em 2018, justamente para tocar no Best of Blues and Rock (que então ainda se chamava Samsung Best of Blues). Comprovando ter um carinho especial por nossa terra, certa vez, durante uma coletiva de imprensa em 2021, ele se declarou:
"Queria deixar um agradecimento sincero e do fundo do coração a todos os fãs, amigos e camaradas — especialmente camaradas — no Brasil através dos últimos 30 anos. Eu e minha banda demoramos tempo demais para chegar até aí, finalmente fazer um show aí, e a expectativa, o calor e a resposta foram tão incríveis na primeira vez que fomos. E eu já voltei algumas vezes depois disso e eu só quero dizer que alguns dos meus momentos preferidos no palco, na vida inteira, foram no Brasil e eu espero por mais no futuro. Mas deixo um verdadeiro, sincero agradecimento a todos os fãs, amigos e camaradas através de todos esses anos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito


Tom Morello transforma clássico do AC/DC em canção política


