Angra? Viper? Música erudita? O que Andre Matos faria se estivesse vivo
Por Tchelo Emerson
Postado em 08 de junho de 2023
Andre Matos foi um artista inquieto. Ainda adolescente, integrou uma das principais bandas do heavy metal brasileiro dos anos 80, o Viper. Após o lançamento do segundo álbum, Theatre of Fate, começou os anos 90 saindo da banda para se aprofundar nos estudos de música erudita. No começo dos anos 90, participou da formação da banda Angra, com a qual fez turnês mundiais para promover os três álbuns clássicos que eternizaram sua voz (Angel´s Cry, Holy Land e Fireworks). Diante das polêmicas que envolveram questões empresariais na época, resolveu sair do Angra e formar o Shaman, que lhe garantiu ainda maior projeção no mercado nacional, já que uma das músicas da banda, Fairy Tale, chegou a ser tema de novela televisiva. Passou, então, para a fase da carreira solo tendo lançado três ótimos álbuns (Time to be Free, Mentalize e The turn of the Lights). Durante a trajetória na música, participou de vários projetos. Fica sempre a pergunta: o que Andre Matos estaria fazendo atualmente em termos musicais?
Veja o comentário completo no player de vídeo a seguir.
O canal Metal Musikast entrevistou Anderson Bellini e Thiago Rahal Mauro (respectivamente Diretor e produtor do filme Andre Matos - Maestro do Rock), por ocasião da promoção do segundo episódio do filme.
Em certo momento da conversa, o entrevistador comentou que duas bandas que já contaram com Andre Matos nos vocais, Viper e Angra, estão com discos novos prestes a serem lançados. Além disso, outra banda que teve Andre Matos como frontman, o Shaman, havia lançado álbum de inéditas ano passado, pouco antes de encerrar as atividades. Diante disto, o entrevistador perguntou para Anderson Bellini e Thiago Rahal o que eles acham que Andre Matos estaria fazendo atualmente em termos artísticos e de negócios.
Bellini responde que: "Nessa última entrevista que a gente fez com o Andre, obviamente que ele não falou sobre isso, mas quando a gente desligou a câmera a gente ficou mais umas 2 ou 3 horas conversando.[...] E falamos de muitas coisas. E ele me falou muito sobre a vontade dele de trabalhar com a música clássica. [...] Ele nunca trabalhou com erudito. ele nunca foi reger uma orquestra. E viajar regendo uma orquestra ou até compondo, fazendo composições mais clássicas para filmes, para comerciais, ele queria muito fazer isso e queria muito fazer uma pós-graduação nisso. [...] No pós-pandemia ele teria ficado mais com o filho".
Em outro ponto da resposta, Bellini fala especificamente sobre o heavy metal: "Ele tava muito desgostoso com o heavy metal. o próprio Hugo [Mariutti, guitarrista do Shaman] já falou algumas vezes que eles pressionavam muito o Andre para um novo disco. o [álbum] The Turn of the Lights é de 2012, o Andre faleceu em 2019. São 7 anos sem lançar nada inédito. É muita coisa. Eles pressionavam muito e eles nunca viram o Andre ter muito interesse."
Thiago Rahal Mauro pontua que: "Eles estavam tentando fazer ele gravar um single com o Shaman".
Sobre o Shaman, Bellini opinou que: "é, mas o Shaman mesmo...eu, sinceramente falando, falando por mim, nem pelo Thiago, nem pelo documentário, nem pela família do Andre, tô falando pelo Anderson aqui: eu acho que o Andre não tava feliz lá. Eu acho que...eu não via o Andre que eu conhecia ali. [...] Eu não via aquele Andre que eu via no reunion do Viper".
Sobre as possibilidades de retorno do Andre Matos para o Angra: "Aí tem a questão do Angra. Veio aquela história logo depois que ele [Andre Matos] morreu. O [empresário] Paulo Baron falou que tinha uma reunião e tudo mais. Cara, o que eu sei é que o Andre mostrou um pequeno, pequeno, interesse com o Luis [Mariutti]. Parece que els pegaram uma poltrona ao lado do outro num vôo numa turnê do Shaman e o Andre mostrou um interesse em saber como estavam as coisas lá no angra, porque o Luis tinha feito já umas participações com o Rafael [Bittencourt, guitarrista do Angra] na turnê do Holy Land que eles fizeram, já tinha feito algumas coisas com o Rafael. E o Andre mostrou interesse em saber como estava o Rafael. [...] Mas, em contrapartida disso, cara, em todos os eventos em que a gente pode tentar ter o Andre com a gente, junto...que tinha Rafael, o Andre sempre se negou. Assim...ele botava como condição decisiva para ele não ir. Até na gravação dele ele disse: 'você me garante que você não vai armar pra mim, o Rafael não vai estar lá. [...] Então, eu te falo, em contrapartida ao que o Paulo Baron...não que ele esteja mentindo, eu não acho que ele esteja mentindo, entendeu? Mas tinha essa resistência do Andre em fazer algo com o Angra, sim!".
Veja o comentário completo no player de vídeo a seguir.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps