A incrível música do Black Sabbath que Geezer Butler achou "comercial demais"
Por Bruce William
Postado em 08 de junho de 2023
Geezer Butler bateu um papo com a Ultimate Classic Rock e dentre os assuntos tratados estava o processo de composição de músicas que se tornaram clássicas do Black Sabbath.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Como "War Pigs" foi feita?": "Essa música surgiu por meio de muitas improvisações. Acredito que grande parte aconteceu quando estivemos na Suíça e na Europa por seis semanas. Tocamos em um clube horrível na Suíça por duas semanas. Só tínhamos material suficiente para o primeiro álbum e deveríamos fazer sete shows de três quartos de hora por dia (risos). Depois dos dois primeiros sets, já tínhamos esgotado nosso repertório. Nos cinco sets seguintes ficamos apenas improvisando. Foi assim que 'War Pigs' começou a surgir. A letra tratava da Guerra do Vietnã que estava acontecendo, mas não queríamos nos envolver com aquilo. Na Inglaterra, havia muitas coisas na televisão sobre a Guerra do Vietnã, coisas realmente horríveis que não estavam sendo contadas na América. Eu apenas pensei: 'Bem, tenho que expressar isso'. Na Alemanha, conversamos com todos esses soldados americanos que acabaram de voltar do Vietnã e eles nos contaram coisas horríveis que não estavam sendo divulgadas em nenhum meio de comunicação, então isso meio que inspirou a letra da música".
"Falando em improvisação, adoro a história no livro sobre como 'Rat Salad' surgiu dessas sessões de improvisação estendidas nos shows, um momento em que Bill Ward tocava bateria por 45 minutos". "Sim, e houve uma vez em que o gerente do local subiu ao palco e disse para ele ficar quieto, bem no meio do solo (risos). Então ele parou de tocar. O gerente estava realmente ficando irritado pois estávamos improvisando durante cinco sets sem tocar música alguma".
"Algumas das melhores canções são aquelas que surgem de última hora, e 'Paranoid' parece estar nesse grupo": "Ela surgiu muito rapidamente. Literalmente, (o produtor) Rodger Bain nos disse: 'Vocês têm três ou quatro minutos para preencher, caso contrário, isso não será considerado um álbum'. Naquela época, um álbum precisava ter uma determinada duração, caso contrário seria um EP. Para ser considerado um LP, um long-play, era preciso ter uma quantidade de minutos no disco. Rodger disse: 'Criem algo com três ou quatro minutos de duração'. A gente disse que ia sair e pensar em algo. Voltamos e Tony havia ficado lá, e ele simplesmente mostrou 'Paranoid' para a gente. 'Ah, isso é ótimo!', pensamos. Eu achei que era comercial demais, o que mostra o quanto eu sei sobre as coisas! Rodger Bain disse: 'Sim, isso ficou bom. Três ou quatro minutos, apenas gravem!' Ozzy criou a melodia vocal e eu rapidamente escrevi a letra, e foi isso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica

As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Gibson TV lança o primeiro episódio da série "Tony Iommi: The Godfather Of Heavy Metal"
Sucesso de público, exposição de Ozzy Osbourne é estendida até setembro
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
O dia que Ozzy achou que estava contando segredo sobre Black Sabbath para brasileiro
O riff que foi criado "do nada" e se tornou um dos mais famosos de todos os tempos
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward


