Como um hit da carreira solo de Sting inspirou o filme Oppenheimer
Por André Garcia
Postado em 26 de julho de 2023
De um ícone da cultura pop britânica para outro com o filme Oppenheimer Christopher Nolan teve uma influência decisiva de um hit do Sting do começo de sua carreira solo: "Russians".
Um dos cineastas mais bem-sucedidos de sua geração, o britânico Christopher Nolan escreveu seu nome na história do cinema do século XXI em Hollywood. E tudo isso com apenas pouco mais de 50 anos. Sua mais atual produção, Oppenheimer, foi um dos mais aguardados filmes de 2023, e fede a Oscar.
O temor carregado pelo nome do Projeto Manhattan inspirou bandas de rock em 1985, como o Rush com "The Project Manhattan" e Sting com "Russians" — uma das primeiras músicas do ex-The Police em carreira solo. O que muitos não sabem é o quanto essa segunda influenciou o então adolescente futuro cineasta.
Um das características que definiram os anos 80 foi o acirramento da Guerra Fria e os temores de que a qualquer momento pudesse haver uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética.
À Entertainment Weekly, Nolan relembrou o impacto que aquilo teve sobre ele, aos 15 anos.
Um terror chamado Manhattan Project
"Eu ouvi falar sobre [J. Robert Oppenheimer] pela primeira vez quando era pequeno", relembrou ele. "Aquela música do Sting, 'Russians', menciona 'os brinquedos mortais de Oppenheimer'. Eu cresci no Reino Unido em uma época em que as pessoas estavam muito preocupadas com armamentos nucleares. Quando eu tinha 12 ou 13 anos, meus amigos e eu estávamos absolutamente convencidos de que viveríamos uma guerra nuclear em algum momento de nossas vidas."
"Com o tempo, esse medo foi diminuindo, mas a figura de Oppenheimer ficou comigo, e ao longo dos anos eu fui aprendendo mais sobre ele — inclusive que ele [...] e o Projeto Manhattan não conseguiram eliminar por completo a possibilidade de uma reação em cadeia que destruiria o mundo. E foi isso o que me fisgou", concluiu.
Sting compôs "Russians" inspirado por um canal pirata da TV via satélite por meio da qual ele tinha acesso à TV soviética:
"A gente tomava umas cervejas e subia a escadinha para assistir à televisão soviética. Naquela hora da noite, só conseguíamos pegar programas infantis russos, tipo o Vila Sésamo deles. Fiquei impressionado com o cuidado e a atenção que eles davam aos programas infantis. Lamento que nossos inimigos atuais não tenham a mesma ética."
Sting conta como recebeu seu apelido
Batizado Gordon Matthew Thomas Sumner, um belo dia Sting recebeu esse apelido antes do The Police, ao chegar no estúdio vestindo amarelo e preto (como uma abelha). Em entrevista a Howard Stern ele relembrou:
"Acharam tão engraçado que seguiram me chamando assim. Eles ligavam para minha mãe perguntando: 'Sting está aí? Tem um show para a gente fazer' — acabou que até ela passou a me chamar de Sting. Aí toda banda que me contratou depois daquilo me conhecia como Sting. Bem, é bem ridículo. É algo que você se acostuma, mas é um nome bobo. O bom é que na hora de dar autógrafos, algo que passo bastante tempo fazendo, Sting é muito melhor que o outro.
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps