Ian Gillan conta como Chuck Berry, Buddy Holly e Roy Orbison mudaram sua vida
Por André Garcia
Postado em 25 de julho de 2023
Nascido em 1945, Ian Gillan completou 18 anos quando os Beatles lançaram seu álbum de estreia. Portanto, seus heróis de infância do rock n roll foram os grandes nomes da década anterior.
À Classic Rock, o vocalista definitivo do Deep Purple listou oito músicas que mudaram sua vida. O que mais tem lá é artista do final dos anos 50 e começo da década seguinte. Entre os principais para sua formação roqueira estão…
Chuck Berry
"Chuck Berry foi o primeiro, e o melhor. Ele é o cara que escreveu 'Roll Over Beethoven', que escreveu 'No Particular Place To Go', 'Johnny B. Goode', 'Sweet Little Sixteen', 'Memphis, Tennessee'... e por aí vai! E [ainda tem] 'Rock And Roll Music'. São letras tão expressivas para a época. Chuck Berry era um maestro, o professor para todos no rock'n'roll. Ao longo dos anos, provavelmente cantei praticamente todas as músicas que ele gravou. [...] Eram músicas com três acordes, mas ninguém podia entregá-las como o Chuck. Ele é um dos verdadeiros gigantes."
Buddy Holly
"[Sua voz] era suave e suas músicas belas e melódicas, e ele tinha muito prestígio. Aceitamos Buddy Holly e os Everly Brothers como heróis do rock n roll. Suas músicas eram basicamente canções de amor adolescente, e as meninas as adoravam, então tocávamos porque queríamos que aquelas garotas gostassem de nós!"
Roy Orbison
"'Dream Baby' é uma música fantástica e se desenvolve lindamente. Para nós, Roy Orbison era como uma versão pop de Johnny Cash, vestido todo de preto com seus óculos escuros, mas com uma voz melhor. [...] Mais tarde, com o Deep Purple, costumávamos ter uma sessão de improviso no meio de 'Speed King' e, às vezes, eu incluía um pouco de 'Dream Baby', então ela está obviamente gravada em meu coração de alguma forma."
Ian Gillan relembra perrengues do começo da carreira
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para Nicky Horne, em 2016, o vocalista relembrou seus tempos de vacas magras quando entrou para o Deep Purple:
"Eu estava vivendo de biscoitos de cachorro. Eu enchia os bolsos com biscoitos de cachorro quando passava por um pet shop. Por uns três dias eu vivi me alimentando daquilo, vivendo num apartamento com meio pote de [pó de] café, mas sem água quente para preparar. Foi assim que aprendi a fazer [café] frappé com uma colher de [pó de] café. [Você] bota água e sacode. Eu ganhava 10 libras [cerca de 65 reais] com o Deep Purple na época. [Juntando] dava 20 libras quando nós [eu e o baixista Roger Glover] entramos para a banda."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps