Tony Iommi joga a culpa em Ronnie James Dio pela longa duração de seus solos de guitarra
Por Bruce William
Postado em 18 de julho de 2023
Quando se pensa em Tony Iommi, membro fundador do Black Sabbath, a primeira coisa que vêm à cabeça são os fortes e poderosos riffs criados pelo guitarrista, que desenvolveu um estilo distinto e influente, caracterizado por riffs pesados e melódicos que se tornaram marca registrada da banda. Iommi é conhecido por seu uso de afinações baixas, riffs poderosos e sua habilidade em criar atmosferas sombrias e pesadas, não à toa sendo chamado de "riffmaster", sendo alguns de seus riffs mais famosos os de "Iron Man", "Paranoid" e "War Pigs".
Black Sabbath - Mais Novidades
E além de seu talento como criador de riffs, Iommi também se destacou como autor de solos de guitarra. Seus solos são marcantes e carregados de emoção, muitas vezes combinando técnica virtuosa com uma abordagem melódica. Iommi tem o dom de criar solos que se encaixam perfeitamente nas músicas, adicionando camadas de intensidade e expressão ao som do Black Sabbath.
Apesar disto, o Black Sabbath, diferente de seus contemporâneos como o Led Zeppelin e o Deep Purple, não é uma banda que ficou marcada por longos improvisos em seus shows ao vivo, como era comum antigamente. Mas isto acontecia sim, e embora fosse numa proporção menor, Iommi hoje se justifica pelo que ele diz serem "exageros" nas apresentações da banda.
"Desde os anos setenta eu sempre fazia um solo. Quer dizer, sim, às vezes eu me empolgava um pouco além da conta", disse Iommi durante participação no Trunk Nation de Eddie Trunk, em transcrição feita pelo Music Radar. "Ouvindo hoje em dia, você pensa 'Caramba! Isso ficou exagerado, é muito longo'. Mas você acaba se deixando levar e não parece tão longo quanto é. E fizemos isso desde os anos setenta. Era a coisa certa a se fazer, todo mundo fazia solos de guitarra e de bateria nos anos setenta. Isso era o que fazíamos e nunca mudamos. Continuamos fazendo".
O comentário surgiu por conta do relançamento do "Live Evil", registro ao vivo do começo dos anos oitenta trazendo uma versão expandida da música "Heaven And Hell" que emenda com "The Sign Of The Southern Cross" e depois novamente volta a "Heaven And Hell", num total de praticamente dezenove minutos, o que levou Iommi a comentar que a chegada de Dio nos anos oitenta tornou a situação ainda pior, já que o vocalista incentivava Iommi a improvisar ainda mais: "Ronnie costumava dizer: 'Faça um solo mais longo. Toque isso'. Era bom ouvir isso em vez de 'Oh, não faça um solo!' Era bom ser encorajado dessa forma, e fazíamos isso uns com os outros".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Ofertas de vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros com até 44% na Amazon
A música "genérica" do Jethro Tull que Ian Anderson não gosta
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra

Brian May dá presente de Natal especial a Tony Iommi: réplica da Red Special para canhoto
Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
A verdadeira opinião de Bill Ward do Black Sabbath sobre Lars Ulrich do Metallica
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath
As três músicas que definem o Black Sabbath, de acordo com Tony Iommi


