O último desejo de Frank Zappa que Ian Anderson, do Jethro Tull, lamenta não ter realizado
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de agosto de 2023
O vocalista do Jethro Tull, Ian Anderson, recentemente concedeu uma entrevista na qual discutiu a cena musical britânica dos anos 1970, juntamente com Frank Zappa e Captain Beefheart. A matéria foi publicada pelo Kark Post.
Jethro Tull - Mais Novidades
Ele destacou a relação temporária, porém próxima, entre Zappa e Beefheart e ressaltou suas personalidades contrastantes.
"Eu sei que, obviamente, Frank Zappa e Beefheart estiveram brevemente unidos, por uma semana ou no máximo um mês. Mas eles brigaram, todos brigaram com Don Van Vliet. Frank, todos tinham uma lealdade imensa a todos os músicos com quem ele tocava, todos falavam muito bem dele e de suas escalas e habilidades."
Naquela época, Zappa expressou ressentimento em relação a grupos britânicos como Jethro Tull, Deep Purple e Led Zeppelin. Sua própria banda, Mother of Inventions, enfrentava desafios financeiros, o que pode ter contribuído para essas opiniões. Anderson explicou sua reação ao ouvir as opiniões desfavoráveis de seu herói e o momento em que a relação deles mudou, quando Zappa foi diagnosticado com câncer:
"Ele escreveu de forma crítica sobre algumas das bandas britânicas daquela época, como Led Zeppelin ou Jethro Tull, por exemplo. E isso me afetou um pouco porque eu era um grande fã de Zappa no início dos anos 70, e de repente você está ouvindo que seu herói pensa muito pouco de você e do seu trabalho. É um pouco decepcionante, mas eu coloquei isso de lado até muito mais tarde, quando ouvi que Frank Zappa estava sofrendo de câncer de próstata terminal, e eu recebi um telefonema de um de seus ex-músicos, dizendo 'Ei, Frank quer que você ligue para ele.' E eu disse, 'Sério? Eu não conheço o Frank.' E ele disse, 'Este é o número do telefone dele, e você sabe, ele adoraria falar com você.'"
Anderson descreveu três ocasiões em que tentou entrar em contato com Zappa, mas não teve coragem de completar a ligação. Ele não sabia o que dizer a um homem moribundo que nunca havia conhecido:
"Então, eu anotei o número do telefone e em três ocasiões diferentes disquei o número do telefone dele de algum quarto de hotel no meio da América e antes que ele pudesse atender, entrei em pânico e desliguei o telefone porque não sei o que se diz a um homem morrendo que você nunca conheceu antes."
Anderson compartilhou seu remorso por nunca ter ligado para Zappa e não ter realizado o desejo de Frank antes de sua morte:
"E eu simplesmente não tive coragem de fazê-lo, o que lamento profundamente até hoje por não ter falado com Frank porque eu não sei o que ele queria que eu dissesse, mas talvez ele só quisesse dizer oi, sabe. E nós nunca nos encontramos, e agora nunca nos encontraremos. Então, foi um momento comovente que, infelizmente, acabei recuando e lamento profundamente por isso."
Apesar dos desafios e opiniões divergentes, o Jethro Tull permanece ativo desde a sua fundação em 1967. Seu álbum mais recente, "RökFlöte", foi lançado em abril, e eles estão se preparando para uma turnê que ocorrerá de 7 de setembro de 2023 a 6 de maio de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar


A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
A música "genérica" do Jethro Tull que Ian Anderson não gosta
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Jethro Tull: Led Zeppelin eram Deuses do Rock, nós éramos a humilde banda de abertura


