O último desejo de Frank Zappa que Ian Anderson, do Jethro Tull, lamenta não ter realizado
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de agosto de 2023
O vocalista do Jethro Tull, Ian Anderson, recentemente concedeu uma entrevista na qual discutiu a cena musical britânica dos anos 1970, juntamente com Frank Zappa e Captain Beefheart. A matéria foi publicada pelo Kark Post.
Jethro Tull - Mais Novidades
Ele destacou a relação temporária, porém próxima, entre Zappa e Beefheart e ressaltou suas personalidades contrastantes.
"Eu sei que, obviamente, Frank Zappa e Beefheart estiveram brevemente unidos, por uma semana ou no máximo um mês. Mas eles brigaram, todos brigaram com Don Van Vliet. Frank, todos tinham uma lealdade imensa a todos os músicos com quem ele tocava, todos falavam muito bem dele e de suas escalas e habilidades."
Naquela época, Zappa expressou ressentimento em relação a grupos britânicos como Jethro Tull, Deep Purple e Led Zeppelin. Sua própria banda, Mother of Inventions, enfrentava desafios financeiros, o que pode ter contribuído para essas opiniões. Anderson explicou sua reação ao ouvir as opiniões desfavoráveis de seu herói e o momento em que a relação deles mudou, quando Zappa foi diagnosticado com câncer:
"Ele escreveu de forma crítica sobre algumas das bandas britânicas daquela época, como Led Zeppelin ou Jethro Tull, por exemplo. E isso me afetou um pouco porque eu era um grande fã de Zappa no início dos anos 70, e de repente você está ouvindo que seu herói pensa muito pouco de você e do seu trabalho. É um pouco decepcionante, mas eu coloquei isso de lado até muito mais tarde, quando ouvi que Frank Zappa estava sofrendo de câncer de próstata terminal, e eu recebi um telefonema de um de seus ex-músicos, dizendo 'Ei, Frank quer que você ligue para ele.' E eu disse, 'Sério? Eu não conheço o Frank.' E ele disse, 'Este é o número do telefone dele, e você sabe, ele adoraria falar com você.'"
Anderson descreveu três ocasiões em que tentou entrar em contato com Zappa, mas não teve coragem de completar a ligação. Ele não sabia o que dizer a um homem moribundo que nunca havia conhecido:
"Então, eu anotei o número do telefone e em três ocasiões diferentes disquei o número do telefone dele de algum quarto de hotel no meio da América e antes que ele pudesse atender, entrei em pânico e desliguei o telefone porque não sei o que se diz a um homem morrendo que você nunca conheceu antes."
Anderson compartilhou seu remorso por nunca ter ligado para Zappa e não ter realizado o desejo de Frank antes de sua morte:
"E eu simplesmente não tive coragem de fazê-lo, o que lamento profundamente até hoje por não ter falado com Frank porque eu não sei o que ele queria que eu dissesse, mas talvez ele só quisesse dizer oi, sabe. E nós nunca nos encontramos, e agora nunca nos encontraremos. Então, foi um momento comovente que, infelizmente, acabei recuando e lamento profundamente por isso."
Apesar dos desafios e opiniões divergentes, o Jethro Tull permanece ativo desde a sua fundação em 1967. Seu álbum mais recente, "RökFlöte", foi lançado em abril, e eles estão se preparando para uma turnê que ocorrerá de 7 de setembro de 2023 a 6 de maio de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


A banda esquisita que quase estragou um show do Jethro Tull no auge
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O artista que Ian Anderson coroou como "a mãe da reinvenção"


