O último desejo de Frank Zappa que Ian Anderson, do Jethro Tull, lamenta não ter realizado
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de agosto de 2023
O vocalista do Jethro Tull, Ian Anderson, recentemente concedeu uma entrevista na qual discutiu a cena musical britânica dos anos 1970, juntamente com Frank Zappa e Captain Beefheart. A matéria foi publicada pelo Kark Post.
Jethro Tull - Mais Novidades
Ele destacou a relação temporária, porém próxima, entre Zappa e Beefheart e ressaltou suas personalidades contrastantes.
"Eu sei que, obviamente, Frank Zappa e Beefheart estiveram brevemente unidos, por uma semana ou no máximo um mês. Mas eles brigaram, todos brigaram com Don Van Vliet. Frank, todos tinham uma lealdade imensa a todos os músicos com quem ele tocava, todos falavam muito bem dele e de suas escalas e habilidades."
Naquela época, Zappa expressou ressentimento em relação a grupos britânicos como Jethro Tull, Deep Purple e Led Zeppelin. Sua própria banda, Mother of Inventions, enfrentava desafios financeiros, o que pode ter contribuído para essas opiniões. Anderson explicou sua reação ao ouvir as opiniões desfavoráveis de seu herói e o momento em que a relação deles mudou, quando Zappa foi diagnosticado com câncer:
"Ele escreveu de forma crítica sobre algumas das bandas britânicas daquela época, como Led Zeppelin ou Jethro Tull, por exemplo. E isso me afetou um pouco porque eu era um grande fã de Zappa no início dos anos 70, e de repente você está ouvindo que seu herói pensa muito pouco de você e do seu trabalho. É um pouco decepcionante, mas eu coloquei isso de lado até muito mais tarde, quando ouvi que Frank Zappa estava sofrendo de câncer de próstata terminal, e eu recebi um telefonema de um de seus ex-músicos, dizendo 'Ei, Frank quer que você ligue para ele.' E eu disse, 'Sério? Eu não conheço o Frank.' E ele disse, 'Este é o número do telefone dele, e você sabe, ele adoraria falar com você.'"
Anderson descreveu três ocasiões em que tentou entrar em contato com Zappa, mas não teve coragem de completar a ligação. Ele não sabia o que dizer a um homem moribundo que nunca havia conhecido:
"Então, eu anotei o número do telefone e em três ocasiões diferentes disquei o número do telefone dele de algum quarto de hotel no meio da América e antes que ele pudesse atender, entrei em pânico e desliguei o telefone porque não sei o que se diz a um homem morrendo que você nunca conheceu antes."
Anderson compartilhou seu remorso por nunca ter ligado para Zappa e não ter realizado o desejo de Frank antes de sua morte:
"E eu simplesmente não tive coragem de fazê-lo, o que lamento profundamente até hoje por não ter falado com Frank porque eu não sei o que ele queria que eu dissesse, mas talvez ele só quisesse dizer oi, sabe. E nós nunca nos encontramos, e agora nunca nos encontraremos. Então, foi um momento comovente que, infelizmente, acabei recuando e lamento profundamente por isso."
Apesar dos desafios e opiniões divergentes, o Jethro Tull permanece ativo desde a sua fundação em 1967. Seu álbum mais recente, "RökFlöte", foi lançado em abril, e eles estão se preparando para uma turnê que ocorrerá de 7 de setembro de 2023 a 6 de maio de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026

Guitarrista Martin Barre, ex-Jethro Tull, anuncia autobiografia
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
A banda que é mais importante que o punk dos anos 1970, segundo Ian Anderson
A guitarra que mudou a vida de Lemmy do Motorhead e Ian Anderson do Jethro Tull
Metallica: como o Jethro Tull encarou a vitória no Grammy


