O dia que George Harrison, dos Beatles, tirou Paul Gilbert de sua zona de conforto
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de agosto de 2023
Paul Gilbert recentemente conversou com a Positive Grid sobre o profundo impacto que os Beatles, e especificamente George Harrison, tiveram nos sons modernos da guitarra. A matéria é da Kark Post. Ele relembrou...
Paul Gilbert - Mais Novidades
"Quando ouvi os Beatles pela primeira vez quando era criança, não conseguia diferenciar entre a guitarra e o baixo. Tudo o que ouvia eram vocais cativantes, músicas envolventes e pura empolgação. Conforme fui crescendo, meu ouvido musical foi refinando, e comecei a discernir riffs específicos que realmente chamavam minha atenção."
Ele mencionou duas faixas que foram especialmente memoráveis para ele, destacando uma em que os fills de guitarra de Harrison deixaram uma profunda impressão. Ele acrescentou:
"'Paperback Writer' tem um tom distorcido, insinuando rock, contrastando com a vibe mais country deles no início. Recentemente, ouvi 'Act Naturally', onde Ringo assume os vocais. Os fills de guitarra, presumivelmente de Harrison, eram tão intrincados - eles me lembraram o estilo 'gentleman do country'."
Paul confessou que o toque único de Harrison nas músicas dos Beatles é algo com o qual ele não está muito familiarizado, admitindo:
"Tentei aprender a introdução, e foi um desafio. O estilo deles está fora da minha zona de conforto. Quando você pensa nos Beatles, é mais sobre o que eles não exploraram - que não é muito. A variedade deles era vasta."
E Paul não está sozinho em sua admiração por Harrison. A lenda da guitarra Joe Satriani conversou com o Face Culture, enfatizando como Harrison optava por tocar de forma expressiva em vez de ostentar habilidades técnicas. Ele observou:
"Meus heróis da guitarra, seja Hendrix ou Harrison, tinham uma abordagem distintiva. Eles priorizavam a tocabilidade emotiva em vez do show técnico."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt



