Baixo: por que tocar o instrumento é mais difícil do que parece, segundo Paul Gilbert
Por Igor Miranda
Postado em 24 de julho de 2021
Há quem pense que é fácil tocar baixo, já que, na maioria das músicas, o instrumento não aparece tanto. Paul Gilbert, guitarrista do Mr. Big que gravou todos os instrumentos de seu novo álbum solo "Werewolves of Portland", tratou de desmentir essa crença popular.
Em entrevista a IgorMiranda.com.br no YouTube (vídeo disponível abaixo), o músico explicou que, a depender da abordagem desejada, tocar baixo não é nada fácil. É preciso ter destreza para encaixar as linhas do instrumento em meio às melodias.
Inicialmente, ele contou que "Werewolves of Portland" foi o primeiro álbum em que ele gravou todos os instrumentos. "Quase fiz isso no meu primeiro álbum solo, 'King of Clubs'. Cheguei a praticar bastante bateria para aquele disco, mas percebi que meu groove não era bom em algumas das músicas mais lentas, então acabei contratando outros bateristas"
Gilbert reconheceu ser um "baterista mediano", mas conseguiu gravar o instrumento percussivo em "Werewolves of Portland" devido a ferramentas de edição de áudio, como o Pro Tools. "Pecisamos editar um pouco, mas isso acontece até com bateristas profissionais, então não me senti mal sobre isso. Mas a maior parte eu acertei direto", contou.
Sobre a gravação do baixo, Paul comentou: "Acho que o baixo pode ser diferente em diferentes estilos de música. Sou um grande fã de Judas Priest, AC/DC, bandas onde o baixo é simples, mas faz o groove progredir. [...] Porém, se a música fica mais funk ou mais pop, é preciso trabalhar mais nas linhas de baixo".
Em determinado momento das gravações, ele não sabia o que tocar no baixo de uma de suas próprias composições. "Eu não sabia o que fazer em algo como um funk, por exemplo. Na música 'Professorship at the Leningrad Conservatory', o começo é uma parte funkeada e eu não sabia como fazer essa parte com o baixo. Por sorte, meu engenheiro de som era muito bom nisso. Ele dizia: 'ouça o bumbo, tente segui-lo e coloque uma nota que funcione', então trabalhávamos dessa forma", declarou.
Quando o baixo não consiste apenas em seguir a guitarra, pode ser algo bem desafiador, de acordo com Paul Gilbert. "Em uma música como 'Argument About Pie', eu não quero somente seguir a guitarra. Se eu só tocar uma nota do acorde e seguir... seria mais ou menos heavy metal, mas eu queria tocar como Paul McCartney. Quando eu tento fazer isso hoje em dia, é difícil, eu cometo erros. Envolve muito mais cérebro, porque é quase como jazz, tocar se acostumando com as mudanças... é muito mais pensamento envolvido", concluiu.
A entrevista completa com Paul Gilbert pode ser assistida, com legendas em português, no vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Turnê Verão do Caos traz duas atrações internacionais a dez cidades brasileiras em dezembro
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda


Tributo de Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) a Jimi Hendrix ganha relançamento
O vocalista que Paul Gilbert tentou recriar na guitarra; "não conseguia cantar como ele"
Paul Gilbert solta incrível versão de "Heaven and Hell" com guitarra no lugar da voz de Dio


