O tumultuado show do Green Day que divertiu Billie Joe Armstrong e deixou prefeito furioso
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de agosto de 2023
O ano de 1994 foi muito importante na carreira da banda californiana de Punk Rock Green Day. O trio liderado pelo guitarrista/vocalista Billie Joe Armstrong lançou em fevereiro do citado ano o excelente "Dookie", álbum que apresentou ao mundo hits do calibre de "Basket Case", "She" e "Welcome To Paradise".
Pois bem, 1994 ficou marcado na história do Green Day por uma razão menos nobre: o tumultuado show realizado dia 9 de setembro, no Hatch Shell, teatro ao ar livre localizado em Boston. Organizado pela estação de rádio local WFNX, o show gratuito foi uma forma de recepcionar estudantes universitários da cidade.
A banda foi contratada por volta de fevereiro de 1994, como aponta matéria publicada no site do grupo Louder. Entre a contratação e a data do show, o Green Day se tornou muito popular nos Estados Unidos, o que levou cerca de 70 mil pessoas ao show no Hatch Shell.
A apresentação, que deveria ser uma festa, virou um grande tumulto entre a polícia do estado de Massachusetts e parte do agitado público. Para piorar a situação, enquanto tocava o hit "Basket Case", Billie Joe Armstrong teve a "brilhante" ideia de trocar um verso da letra da música e cantou que "odiava a maldita polícia". As barreiras de segurança que separavam o palco e o público foram derrubadas e alguns fãs chegaram a subir no palco.
O show acabou repentinamente, 15 minutos após o seu início, quando o som do palco foi cortado, provavelmente para tentar frear a bagunça. Porém, foi a partir daí que o barraco desabou e que o barco da organização se perdeu.
"Os pedidos para a multidão se dispersar não foram suficientes para mover um grupo de cerca de 5.000 pessoas, que insultou a polícia e começou a jogar garrafas nos oficiais e na equipe do show. Mais de 50 pessoas foram presas", relatou o jornal Boston Herald.
Apesar de toda a bagunça, Billie Joe Armstrong aparentemente não ligou muito para o que aconteceu. "Foi muito engraçado assistir.Tipo, puta merda!", disse o frontman do Green Day.
Tom Menino, que era prefeito de Boston na época, não gostou tanto do que viu naquele fatídico 9 de setembro.
"Acho que deveríamos ter informações melhores sobre que tipo de evento teríamos no Hatch Shell", afirmou o político a repórteres locais.
Como você deve ter imaginado, o Green Day nunca mais se apresentou no Hatch Shell depois do turbulento show. Veja algumas cenas da apresentação no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps