Clássico dos belgas do Agathocles é lançado no Brasil
Por Maicon Leite
Fonte: Wargods Press
Postado em 19 de agosto de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Dando sequência em uma série de lançamentos inéditos no Brasil, a CIANETO DISCOS disponibiliza um item raríssimo do cenário extremo belga, o clássico "Mincer" da banda AGATHOCLES. É a primeira vez que este álbum é lançado no Brasil, e trata-se de uma peça fora do catálogo da banda há anos. Limitado em 300 cópias, o disco foi lançamento originalmente em 2006, pela gravadora Cyber Music. A banda é conhecida por ser uma das pioneiras do Grindcore e por sua abordagem DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo) à música. Autointitulados como Mincecore, o grupo possui uma das discografias mais extensas do mundo, composta de inúmeros álbuns, EPs, demos, splits e compilações.
"Mincer" segue a tradição caótica do AGATHOCLES de criar música rápida, crua e intensa. A abordagem DIY da banda significa que eles muitas vezes gravavam e lançavam seus álbuns de forma independente, sem depender de gravadoras. Isso permitia à banda manter sua integridade artística e criar música que refletia suas próprias visões e valores. Desde o primeiro acorde, com a faixa "Dethrone the Tyrant", "Mincer" mergulha os ouvintes em um turbilhão sônico implacável, onde as faixas curtas e intensas se sucedem sem piedade. A produção áspera e despojada reforça a sensação de autenticidade e honestidade do álbum, abraçando a estética underground que é uma característica distintiva da abordagem criada pelo líder e único integrante original, Jan Frederickx.
Em termos líricos, "Mincer" não se desvia das raízes provocadoras do Grindcore. As letras frequentemente abordam questões sociais, políticas e de crítica à sociedade, e são entregues com uma veemência que espelha a natureza agressiva da música. A banda não hesita em expor a hipocrisia e as falhas do sistema, desafiando o ouvinte a refletir sobre os problemas que afligem a sociedade. "Dethrone the Tyrant", por exemplo, parece ser uma crítica contundente à política externa dos Estados Unidos, retratando o país como imperialista, ganancioso e tirânico. Ela sugere que os Estados Unidos usam sua força militar para impor sua vontade em todo o mundo, em nome de causas falsas. O termo "peacekeepers" (guardiões da paz) é questionado, implicando que a suposta missão de manter a paz é na verdade uma fachada para promover seus próprios interesses.
Destacam-se ainda faixas como "Maze of Papers", "Expendable Goods" e "Diary of White Trash", que capturam a essência da intensidade abrasadora de seu Mincecore enquanto entregam sua mensagem afiada. De uma forma geral, o disco traz tudo aquilo que um fã do AGATHOCLES quer ouvir: a bateria dispara como um metralhadora, os riffs de guitarra trituram os tímpanos com fúria e os vocais clamam por atenção. A agressividade constante é equilibrada com variações de ritmo, demonstrando a habilidade da banda em criar dinâmicas dentro da intensidade caótica do que se propôs a fazer com seu Mincecore.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
Por que Bruno Sutter votou contra levar o Massacration à Europa: "Não quero"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026

Charlie Brown Jr: Esposa diz que Champignon foi sucumbido por espíritos ruins
Michael Jackson: para ele, Elvis não era rei e Beatles não eram melhores que negros
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"


