RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Por que criar um disco novo é como dar à luz, segundo Rob Halford

A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC

"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach

Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado

Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025

Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero

Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida

A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen

Como gravação póstuma de Renato Russo explodiu em novela da Globo: "Vendeu muito"

A baterista bastante criticada que Dave Grohl comparou a John Bonham e Ringo Starr

O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John

10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection

O "músico mais talentoso" com quem Geddy Lee do Rush já trabalhou: "Teimosamente determinado"

O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"

O disco do Motörhead que Max Cavalera acha extremamente subestimado


Stamp

A imposição da gravadora no disco de estreia da Legião Urbana que Dado Villa-Lobos odiou

Por
Postado em 07 de agosto de 2023

Algumas músicas da Legião Urbana apresentam uma influência maior do punk e até mesmo hard rock, com uma guitarra mais distorcida. No começo da carreira, entretanto, a banda não conseguiu transparecer essa pegada mais pesada.

Legião Urbana - Mais Novidades

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em entrevista ao Inteligência Ltda., o especialista em rock nacional Júlio Ettore explicou que as gravadoras tinham uma certa implicância com músicas longas e distorcidas, fazendo com que o disco "Legião Urbana", estreia da banda, ficasse muito leve e consequentemente não ficou do agrado do guitarrista Dado Villa-Lobos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"No início, todas essas bandas de rock dos anos 1980 enfrentaram uma série de dificuldades com relação às guitarras distorcidas e ao tamanho das músicas, porque as gravadoras tinham medo de que não fossem tocadas nas rádios e que não vendessem. Porém, ali naquela época, isso não chegou a ser um problema para a Legião Urbana em relação ao tamanho das músicas, pois o Renato sempre teve uma abordagem mais consciente sobre esse aspecto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora, por exemplo, o primeiro disco do Legião Urbana é um álbum que não apresenta distorção na guitarra, e isso era algo que o Dado Vila Lobos, o guitarrista, não gostava. Ele expressou essa opinião por causa dessa característica musical", disse.

Algumas músicas da Legião Urbana apresentam influências de bandas mais pesadas, como é o caso de "Perfeição", inspirada em Rage Against The Machine. A informação veio de vídeo no canal de Ettore, com transcrição de Bruce William.

"Em 'Perfeição', o Renato vai recitando os seus versos, que são uma espécie de manifesto político sobre o Brasil dos anos 1990, válido até hoje, penso eu. A ideia era que o arranjo ficasse entre o rock e o rap, e que o Renato mais declamasse os versos do que propriamente os cantasse. Isso era diferente do que costumávamos fazer" disse Dado Villa-Lobos em sua autobiografia, conforme mostra Júlio no vídeo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida, Júlio explica que várias faixas deste disco são um reflexo do que acontecia no Rock na época como o uso de guitarras distorcidas, que ainda segundo o Dado seriam influência do grunge de grupos como o Nirvana, e em "Perfeição" a coisa do rap é uma influência do Rage Against The Machine, do que ficou conhecido como rap-metal, que Dado cita no livro dele".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS