Como é a aceitação do trabalho solo experimental de Hugo Mariutti, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de agosto de 2023
Hugo Mariutti é mais famoso por ter integrado a banda de metal Shaman e lançado discos clássicos como "Ritual" e "Reason". Agora que o grupo acabou, o guitarrista resolveu retomar sua carreira solo, que já conta com trabalhos como "A Blank Sheet of Paper" e "For a Simple Rainy Day".

Mas será que as músicas que Hugo Mariutti lança no seu trabalho solo são tão aceitas quanto as canções do Shaman? Vale lembrar que ele lançou recentemente o álbum "The Last Dance", bastante experimental e alternativo.
Em entrevista a Igor Miranda, Mariutti disse que valeria mais a pena comercialmente lançar algo na linha do metal ou até mesmo com guitarra instrumental, mas isso "não seria o natural" para ele.
"Eu também não consigo classificar. Na verdade, o que é? Porque assim, os três discos, entre eles, são diferentes. Vão ter alguns elementos em comum, mas eles são diferentes. Cara, eu sou um cara que escuta muita música, assim, muita. Estou sempre procurando escutar bandas diferentes, coisas novas. E muita coisa do que eu faço, aí meio que não combinaria com minhas bandas, né?
Então, eu sinto vontade de fazer outras coisas, sempre assim. Então, como você falou, é uma necessidade mesmo de você fazer outras coisas, diferentes coisas que você gosta, que às vezes você não consegue adaptar com outros trabalhos, né? E é o som que eu mais ouço, assim, é esse tipo de música, certo?
E por isso que, assim, é até difícil de eu falar, de ter um rótulo. Mas como você falou, seria muito mais jogo ganho ou fazer algo no heavy metal ou até um disco solo de guitarra, instrumental.
Porque aí você já tem acesso a esse público todo, e você consegue, até, comercialmente, fazer uma coisa mais viável. Mas não é uma coisa que seria o meu natural, assim, o normal, sabe? Então, eu prefiro fazer uma coisa assim, que é exatamente mostrar, como eu sou, o mesmo de verdade, assim", disse.
O gosto peculiar de Hugo Mariutti
Hugo Mariutti sempre deixou claro em entrevistas que não se restringe ao heavy metal. Certa vez, conforme publicado no Whplash.Net, o músico até presenteou o saudoso Andre Matos, seu companheiro no Shaman, com um disco nada metálico.
"Fui muito radical no gosto musical na adolescência, mas é normal, né? Algumas coisas eu podia escutar, tipo Queen e Rush. Quando comecei a ouvir Marillion, ouvia escondido! [risos]. Alguém emprestou um disco deles e eu gravei numa banda. Coloquei no walkman e ficava ouvindo. Um dia, parei com isso e comecei a curtir sem ser escondido.Um divisor muito grande foi a primeira vez que ouvi Radiohead. Quando começamos o Shaman, dei o ‘OK Computer’, do Radiohead, de presente de aniversário para o Andre Matos. Ele ouviu e disse que gostou! Ele não ficou ouvindo direto, mas disse que era diferente. Conversamos sobre o CD e as músicas. Esse disco foi um divisor de águas para mim".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A reação de Andre Matos quando Hugo Mariutti o presenteou com disco do Radiohead
Eloy quebrava mais do que baquetas na banda de Andre Matos, segundo Hugo Mariutti


